Título: Proposta metodológica de concepção e manutenção do Viveiro Municipal de Nisa
Autor: Luz, David Mendes da
metadata.dc.contributor.advisor: Goulão, João Nicolau Cortesão Pais
Silva, Maria Luísa Palhas da
Palavras-chave: Planta ornamental
Viveiro de plantas
Data: 2010
Editora: ESA. IPCB
Citação: LUZ, David Mendes da (2010) - Proposta metodológica de concepção e manutenção do Viveiro Municipal de Nisa. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório de Estágio de Engenharia Agronómica - Ramo Agronomia.
Resumo: Este trabalho teve como objectivo elaborar uma proposta metodológica do futuro viveiro municipal de Nisa, onde será efectuada a produção e/ou recuperação de plantas ornamentais idênticas ou compatíveis com as já existentes nos espaços públicos e ajardinados do concelho. A criação deste viveiro prende-se com a diminuição dos custos de aquisição de plantas, que todos os anos são necessárias à manutenção dos referidos espaços. De todas as tarefas acompanhadas e realizadas há a destacar o levantamento do terreno destinado à implantação do viveiro, a pesquisa de dados relacionados com a concepção de um viveiro, a identificação dos materiais a usar, o reconhecimento de plantas existentes nos espaços verdes, a partir dos quais se prevê a multiplicação ou recuperação, e a proposta metodológica do viveiro, com demarcação de talhões, plano de plantações, plano de sementeiras, plano de manutenção e tipologia de rega a implantar. Constatámos que o tipo “viveiros criadores” é o mais indicado para se conseguirem custos reduzidos. Em nosso entender, o terreno disponibilizado para a implementação do viveiro não será o mais indicado, visto ter grandes riscos de alagamento na época mais chuvosa, o que obrigará a dispendiosas obras para conseguir a sua drenagem.
Descrição: Relatório do Trabalhode Fim de Curso de Engenharia Agronómica - Ramo Agronomia. Só estão disponíveis os índices e o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26900TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/28
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Agronómica - Ramo Agronomia

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_DAVID_LUZ.pdf142,18 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.