Título: Estudo fitossanitário num povoamento de sobro
Autor: Santos, Emília Maria Guiomar dos
metadata.dc.contributor.advisor: Luz, João Pedro Martins da
Palavras-chave: Quercus suber
Proteção fitossanitária
Data: 1995
Editora: IPCB. ESA
Citação: SANTOS, Emília Maria Guiomar dos (1995) - Estudo fitossociológico dos povoamentos de sobro. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.
Resumo: O trabalho foi realizado em Malpica do Tejo, mais propriamente no Concelho de Castelo Branco, no qual foi laborado um diagnóstico das causas da mortalidade do sobreiro, que veio contribuir para um conhecimento quantificado da situação destes ecossistemas. Neste trabalho fizemos uma abordagem da acção dos vários factores relativos à situação fisiográfica, ecológica, edafo-climática, sanitária, de exploração e condução destes sistemas agro-florestais e da Interacção entre eles. Analisámos e comparamos os vários parâmetros que Influenciam de uma maneira ou de outra, o futuro do sobreiro. Pode-se concluir que o declínio do sobreiro (Quercus suber) verificado entre nós apresenta uma sintomologia bastante semelhante à descrita noutros países, sendo possível desde já propor medidas que podem contribuir para melhorar o estado destes ecossistemas, quanto ao nível quantitativo e qualitativo. Consideramos que o futuro destes ecossistemas de tanta importância económica e ecológica, depende de um reordenamento do espaço por eles ocupados, o qual deverá ser definido por condicionantes de ordem não só florestal mas também de opções agrícolas socioeconómicas que conduzem a um desenvolvimento da região focada.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-15915TFCEARF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2794
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
15915.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.