Título: Caracterização do regime cinegético especial na Administração Florestal de Lamego
Autor: Pereira, Fernando Manuel da Silva Ribeiro Pascoal
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, Fernando José De Queirós Alves
Silva, José Abílio da Soledade Ribeiro e
Palavras-chave: Cinegética
Data: 1994
Editora: IPCB. ESA
Citação: PEREIRA, Fernando Manuel da Silva Ribeiro Pascoal (1994) - Caracterização do regime cinegético especial na Administração Florestal de Lamego. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.
Resumo: Mediante a polémica criada à volta do Regime Cinegético Especial e da importância que a caça representa no aspecto socioeconómico do país, surgiu a ideia de fazer uma caracterização da implantação deste regime na área de jurisdição da Administração Florestal de Lamego. Os objectivos deste trabalho são fundamentalmente o de fazer uma descrição da forma como este regime está representado na área em estudo, nomeadamente na evolução do número de zonas de caça criadas a partir de 1989, data em que foi criada a primeira, até 1993. Pretende-se também analisar o número de caçadores afectos às zonas de caça e a relação que existe entre estes e o número de caçadores totais da área em estudo. Fazemos uma alusão às medidas que as zonas de caça são obrigadas a praticar, por forma a ordenar e fomentar correctamente o aspecto cinegético desta zona e quais os benefícios que advêm dessas medidas. Como resultado e conclusão deste trabalho, constatamos que há de facto uma forte tendência para a expansão deste regime cinegético na área em estudo, tomando como exemplo o número de zonas de caça criadas desde 1989 até 1993. Assim, em 1989 havia apenas duas zonas criadas e actualmente existem já 16 zonas de caça, o que é altamente significativo. O funcionamento destas zonas de caça, é medianamente satisfatório, já que se tenta cumprir minimamente o que está estipulado nas normas descritas nos projectos de concessão. Mais não é feito devido à falta de conhecimento e informação das entidades gestoras e à omissão por parte das entidades oficiais da informação sob a forma correcta de gerir estas zonas de caça.
Descrição: Relatório de Estágio do curso de Produção Florestal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-14531TFCEARF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2790
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
14531.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.