Título: Inventário das áreas de ocupação do solo no perímetro florestal de Chaves : qualidade das estações e classificação etária dos povoamentos de pinheiro bravo
Autor: Camilo, António José de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Alegria, Cristina Maria Martins
Palavras-chave: Pinus pinaster
Data: 1994
Editora: IPCB. ESA
Citação: CAMILO, António José de Sousa (1994) - Inventário das áreas de ocupação do solo no perímetro florestal de Chaves : qualidade das estações e classificação etária dos povoamentos de pinheiro bravo. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.
Resumo: No sentido de fornecer ao Gestor do Perímetro Florestal de Chaves, o Instituto Florestal, informação actualizada sobre o estado actual deste, foi elaborado um Inventário das áreas de ocupação do solo tendo por base a cobertura aerofoto- gráfica de 1986, Assim, depois de se ter feito a caracterização da zona em estudo e da Pinus pinaster Ait., foi reunida informação sobre a altura dominante, idade dos povoamentos de pinheiro bravo e qualidade das estações- Para além do inventário das áreas ocupadas por este, também foram consideradas outras situações de ocupação, como sejam os incultos, ardidos e licenças de cultura, Para o cálculo do índice de qualidade das estações foi aplicada a equação ajustada por MARQUES (1987) para esta espécie e para o Vale do Tâmega. Foi elaborado um mapa em que se apresentou a localização das parcelas no Concelho de Chaves e respectivos níveis de qualidade e um quadro com as distribuições destas pelos respectivos níveis. Procedeu-se, também à análise da relação entre a classificação estabelecida para os índices de qualidade e as Zonas Ecológicas e o tipo de solo.
Descrição: Relatório de Estágio do curso de Produção Florestal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-14803TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2789
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
14803.pdf941,4 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.