Inventário das áreas de ocupação do solo no perímetro florestal de Chaves : qualidade das estações e classificação etária dos povoamentos de pinheiro bravo
Ficheiros
Data
1994
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
No sentido de fornecer ao Gestor do Perímetro Florestal de Chaves, o Instituto Florestal, informação actualizada sobre o estado actual deste, foi elaborado um Inventário das áreas de ocupação do solo tendo por base a cobertura aerofoto- gráfica de 1986, Assim, depois de se ter feito a caracterização da zona em estudo e da Pinus pinaster Ait., foi reunida informação sobre a altura dominante, idade dos povoamentos de pinheiro bravo e qualidade das estações- Para além do inventário das áreas ocupadas por este, também foram consideradas outras situações de ocupação, como sejam os incultos, ardidos e licenças de cultura,
Para o cálculo do índice de qualidade das estações foi aplicada a equação ajustada por MARQUES (1987) para esta espécie e para o Vale do Tâmega. Foi elaborado um mapa em que se apresentou a localização das parcelas no Concelho de Chaves e respectivos níveis de qualidade e um quadro com as distribuições destas pelos respectivos níveis. Procedeu-se, também à análise da relação entre a classificação estabelecida para os índices de qualidade e as Zonas Ecológicas e o tipo de solo.
Descrição
Relatório de Estágio do curso de Produção Florestal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-14803TFCPF.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-14803TFCPF.
Palavras-chave
Pinus pinaster
Citação
CAMILO, António José de Sousa (1994) - Inventário das áreas de ocupação do solo no perímetro florestal de Chaves : qualidade das estações e classificação etária dos povoamentos de pinheiro bravo. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.