Título: Manutenção e gestão das árvores em espaço urbano : recolha de alguns parâmetros e análise da situação na cidade de Castelo Branco
Autor: Ramos, Filipa Manuela A.L.
metadata.dc.contributor.advisor: Nunes, Luísa Fernanda Ribeiro Gomes Ferreira
Palavras-chave: Espaço urbano
Árvore florestal
Data: 1992
Editora: IPCB. ESA
Citação: RAMOS, Filipa Manuela A.L. (1992) - Manutenção e gestão das árvores em espaço urbano : recolha de alguns parâmetros e análise da situação na cidade de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.
Resumo: Conselhos práticos, assim como novos pontos de vista tornam- se necessários sempre que se tem a nosso cargo a responsabilidade de iniciar ou simplesmente gerir árvores em espaços urbanos. Este trabalho pretende ser uma contribuição técnica válida, de forma a num futuro próximo servir como orientação de formas de gestão e ordenamento das árvores na cidade de Castelo Branco. Ao elaborar este relatório, procedeu-se a uma sintética pesquisa do historial da árvore como elemento urbano e social, inserido não só pelas vantagens que com ela advêm, mas também como uma derradeira ligação à natureza. À plantação de árvores, o envolvimento das populações e a educação, são aqui descritos e tratados como um dos elementos base das acções com repercussões positivas no futuro. Como seria de esperar, a árvore é posteriormente analisada sob uma perspectiva técnica de forma a planear o seu ordenamento aproveitando ao máximo os potenciais de cada espécie e enquadramento no espaço disponível. À secção destinada à preparação e plantação descreve sinteticamente todos os requisitos para que estas operações se realizem o mais correctamente possível. Relativamente à condução e gestão das plantas existentes, pretendeu-se elaborar um esquema base que permita a obtenção dos resultados pretendidos através da aplicação de um mínimo de esforços e um máximo de respeito pela árvore como ser vivo. De forma a poder analisar mais detalhadamente a situação actual de Castelo Branco, no que às árvores respeita, elaboraram-se diversos gráficos que traduzem as relações entre a árvore e os elementos urbanos que a rodeiam, assim como a forma em que estes afectam a árvore. Pouca informação está disponível sobre o crescimento e estado das árvores em espaços urbanos. Árvores que sobrevivem à fase de instalação, têm frequentemente taxas de crescimento tão baixas que parecem moribundas. No entanto, também trazem problemas árvores de rápido crescimento que se estabelecem com sucesso, excedendo rapidamente o espaço a si destinado. Sendo Castelo Branco uma cidade em rápida expansão, problemas como os atrás referidos, aparecem com frequência. Desta forma impôs-se a necessidade de elaborar um método de trabalho que traduzisse mais tarde a realidade das ruas, no papel.
Descrição: Relatório de Estágio do curso de Produção Florestal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-12920TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2785
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
12920.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.