Estudo das causas do deperecimento de um povoamento de cerejeira brava na região de Vila Velha de Ródão
Ficheiros
Data
1993
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
Numa fase introdutória são focados alguns aspectos de carácter geral sobre a cerejeira brava e a sua cultura em Portugal, procurando-se seguidamente dar uma informação mais detalhada sobre o Capnodis tenebrionis L. (carocho-negro), principalmente no que concerne às espécies de prunóideas mais comuns em Portugal: Prunus avium L., Prunus persica (L.) Batsch, Beytr, P. dulcis (Miller) D. A. Webb, P. armaniaca L. e P. cerasus L.
Avaliou-se a susceptibilidade de cerca de 1310 árvores distribuídas por dois terrenos sujeitos a preparações de solo distintas: ripagem e socalcos, situados na encosta da Serra da Achada, em Vila Velha de Rodão. Foram feitas observações directas às árvores e às folhas, tendo-se verificado que as árvores situadas no terreno em socalcos são mais sensíveis à secura que as espécies situadas em terrenos ripados.
Podemos concluir que o Capnodis tenebrionis L. foi o principal responsável pelo estado de desaparecimento do povoamento em estudo, sendo a sua actuação mais forte aliada às condições de stress hídrico, verificadas neste povoamento de cerejeira.
Descrição
Relatório de Estágio do curso de Produção Florestal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-14021TFCPF.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-14021TFCPF.
Palavras-chave
Cerejeira brava
Citação
SILVEIRA, Maria Margarida Torres Campos da (1994) - Estudo das causas do deperecimento de um povoamento de cerejeira brava na região de Vila Velha de Ródão. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.