Título: Contribuição para o estudo da produtividade de trabalho de um processador florestal na Zona Florestal de Estremoz, Núcleo da Serra d'Ossa (Portucel)
Autor: Biléu, José Manuel Marques
metadata.dc.contributor.advisor: Alegria, Cristina Maria Martins
Coucelo, Fernando
Carvalho, José Luís de Almeida
Palavras-chave: Silvicultura
Mecanização
Data: 1992
Editora: IPCB. ESA
Citação: BILÉU, José Manuel Marques (1992) - Contribuição para o estudo da produtividade de trabalho de um processador florestal na Zona Florestal de Estremoz, Núcleo da Serra d'Ossa (Portucel). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.
Resumo: A intensificação da mecanização em Portugal tem vindo o ser sucessivamente adiada. De facto, são vários os factores que têm dificultado a adopção de processos racionais de exploração dos quais se destacam: - A existência, até há pouco tempo, de mão-de-obra abundante e relativamente barata; - O seu reduzido nível de especialização; - A localização da maior parte dos povoamentos florestais em áreas de difícil acesso; - O carácter minifundiário da floresta portuguesa (71% do numero total de propriedades têm menos de 4 há). - A ausência de formas de associação e de organização dos produtos florestais. Presentemente, com o incremento das áreas de plantações de eucalipto, que fornecem a matéria-prima de um dos principais sectores industriais do nosso país, a indústria de celulose, tem-se alterado o panorama da mecanização, pelo menos nas áreas de influência desta espécie. As estimativas actuais, da área ocupada por eucalipto, apontam paro cerca de 459.000 ha, 267,000 ha dos quais compostos par povoamentos puros e 192.000 ha compostos por povoamentos mistos e dispersos (LEAL citado por ALVES PEREIRA et al, 1990). De acordo com os dados disponíveis em 1989 (DGE 7989), a área ocupada, por eucalipto, representa 12,5% da área florestal. Segundo dados oficiais, referentes a 1986 (citado por ALVES e PEREIRA, 7990) a área de eucaliptal em Portugal Continental representa uma existência em pé de 2,72 x 107 x m3 de material lenhoso. Estima-se em 4,5 x 106 m3 C/C, a possibilidade anual de madeira de eucalipto, o que equivale ao corte anual de 25 a 30 mil hectares (LEAL, citado por ALVES e PEREIRA, 7990).
Descrição: Relatório de Estágio do curso de Produção Florestal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-12767TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2779
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
12767.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.