Título: Ensaio de fertilização na produção de Eucalyptus globulus e Pinus pinaster em substrato de terra vegetal
Autor: Gomes, Luís Pires
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Martinho Lopes de
Palavras-chave: Pinus pinaster
Eucalyptus globulus
Fertilização
Data: 1990
Editora: IPCB. ESA
Citação: GOMES, Luís Pires (1990) - Ensaio de fertilização na produção de Eucalyptus globulus e pinus pinaster em substrato de terra vegetal. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.
Resumo: Com a escolha do presente assunto pretende-se chamar a atenção para um problema que fatalmente interessará a nova “Silvicultura” que se orienta por imperativos racionais, e que exige dos viveiros florestais uma produção sustentada em constante acréscimo. O trabalho foi realizado sob condições experimentais um pouco precárias, por razões de ordem material inerentes ao período inicial de “vida’ do viveiro florestal da ‘Escola Secundária de Arganil”. Este estudo tem principalmente em vista o comportamento das plântulas de Eucalyptus globulus e de Pinus pinaster face à adubação mineral (azotada e potássica). Por se tratar de estudos realizados com sementes e seu interior desen¬volvimento, chama-se à atenção para as conclusões que interessam em especial à exploração racional dos viveiros e ao tratamento das plantas, antes da sua ida para o local definitivo. Com um incremento acentuado, a arborização requer o aproveitamento inten¬sivo dos viveiros de modo que as transplantações sejam executadas o mais rapidamente possível, para assim cederem continuamente espaço às sementeiras posteriores. Tal propósito só poderá ser conseguido à custa da fertilização mineral do viveiro.
Descrição: Relatório de Estágio do curso de Produção Florestal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-10944TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2776
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
10944.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.