Título: Produtividade de uma máquina de abate e processamento mecanizado de árvores florestais
Autor: Silva, Horácio Miguel Ribeiro Gomes da
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira, Fernando Manuel Leite
Eiras, Luís
Sá, Rodrigo Corrêa de
Palavras-chave: Produção florestal
Equipamento florestal
Data: 2000
Editora: IPCB. ESA
Citação: SILVA, Horácio Miguel Ribeiro Gomes da (2000) - Produtividade de uma máquina de abate e processamento mecanizado de árvores florestais. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.
Resumo: Durante o estágio realizado na empresa Arboser, Lda foi efectuado um estudo que tinha como objectivos estabelecer valores de tempos médios de trabalho, produtividade e custos operacionais em operações mecanizadas de abate e processamento, bem como determinar quais os factores que mais afectam todo este processo. Este estudo foi efectuado numa giratória Akerman EC 200 equipada com cabeça processadora AFM 60, que efectuava um corte raso, num povoamento puro e equiénio de Eucalyptus globulus, de 1ª rotação, numa propriedade pertencente à empresa Silvicaima, localizada na Freguesia de Azinheira de Barros, concelho de Grândola, Distrito de Setúbal. O corte raso estava inserido num sistema de exploração de madeira traçada, em que este equipamento efectuava o abate, descasque e corte de ramos, toragem e empilhamento dos toros para posterior rechega efectuada por um “forwarder”. Os resultados obtidos foram os seguintes: 1) - Produtividade média horária de 7,18 m3. 2) - Tempo médio de processamento de uma árvore - 53,28 segundos. 3) - Custo por m3 de madeira processada de 1668$00. Factores que mais influenciam os resultados obtidos: Características do povoamento - Volume individual, forma e ramificação das árvores, densidade (n.° árvores / ha). Nível de utilização dos equipamentos - Tempo previsto, disponibilidade técnica, utilização operacional. Experiência do operador. Custos de manutenção. Custo de aquisição. Conclui-se também que embora esta operação seja rentável do ponto de vista económico, com um lucro de (432$00 / m3), nas horas produtivas, não o é do ponto de vista da optimização dos recursos disponíveis, nomeadamente devido ao baixo valor da Taxa de Utilização (46 % ), dado que este equipamento tem capacidade para operar em povoamentos em que o volume individual seja mais elevado.
Descrição: Relatório de Estágio do curso de Engenharia de Produção Florestal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21417TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2774
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
21417.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.