Título: Constituição de tabelas de volume para o Eucalyptus globulus nas regiões de Castelo Branco e de Évora
Autor: Bailador, Elisabete da Conceição
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira, Carlos Alberto Barrento
Alegria, Cristina Maria Martins
Palavras-chave: Silvicultura
Inventário florestal
Data: 2001
Editora: IPCB. ESA
Citação: BAILADOR, Elisabete da Conceição (2001) -Constituição de tabelas de volume para o Eucalyptus globulus nas regiões de Castelo Branco e Évora. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.
Resumo: No presente trabalho foram focados os vários passos, métodos e processos para a elaboração de um inventário florestal numa empresa de celulose. Assim após a verificação e recolha dos dados de campo, seguiu-se o método de estimar os pretendidos volumes através de equações de regressão, capazes de obter resultados matemáticos destinados a elaborar tabelas de volumes totais (com e sem casca) e mercantis (com casca), bem como outros parâmetros tais como percentagem de casca e bicada, altura mercantil e número de toros por metro cúbico, etc. Conjugados os dados estatísticos com os observados estimou-se então um conjunto de tabelas e equações, as quais irão permitir a angariação de informações importantes, permitindo à entidade interessada comparar de forma mais real o volume de material lenhoso pretendido, evitando que as entidades envolvidas na transacção comercial não sejam prejudicadas, para além de permitir optar pelo método de exploração mais viável. O presente trabalho teve como finalidade fundamental a análise do volume lenhoso de matas homogéneas, especialmente destinadas ao aproveitamento de madeira para pasta de papel, com vista ao aproveitamento máximo da rentabilidade dessas mesmas matas.
Descrição: Relatório de Estágio do curso de Engenharia de Produção Florestal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22996TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2772
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
22996.pdf2,21 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.