Título: Caracterização de povoamentos de pinheiro manso em arborizações realizadas nos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão
Autor: Santarém, Maria Teresa Raposo Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, José António Abrantes Massano
Palavras-chave: Pinheiro manso
Data: 2000
Editora: IPCB. ESA
Citação: SANTARÉM, Maria Teresa Raposo Rodrigues (2000) - Caracterização de povoamento de pinheiro manso em arborizações realizadas nos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.
Resumo: O presente trabalho foi realizado em povoamentos de pinheiro manso (Pinus pinas L.) instalados nos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão, durante o período de Dezembro de 1999 a Abril de 2000. De acordo com a dimensão dos povoamentos e amostragem realizada obtiveram-se 12 parcelas para o concelho de Castelo Branco, 10 parcelas para o concelho de Idanha-a-Nova, 3 parcelas para o concelho de Penamacor e 4 parcelas para o concelho de Vila Velha de Ródão. Para cada parcela de amostragem foi medido a altura da árvore (H), o diâmetro à altura do peito (Dap) e a altura da copa (Hc). A partir dos dados medidos, calculou-se para cada parcela o número de árvores por hectare (N), a área basal por hectare (G), o diâmetro médio (Dm), o diâmetro dominante (Ddom), a altura média (Hm), a altura dominante (Hdom), a altura da copa média (Hcm) e a percentagem (%) entre a altura da copa e a altura da árvore (Hc/H). Da análise estatística efectuada, na relação que existe entre a altura da copa e a altura total e entre o diâmetro e a altura, resultou a eleição para o povoamento de Castelo Branco.
Descrição: Relatório de Estágio do curso de Engenharia de Produção Florestal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23097TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2770
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
23097.pdf1,41 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.