Título: Contribuição para o estudo da espécie Scolytus multistriatus e da sua relação com a grafiose do ulmeiro (Ophiostoma ulmi)
Autor: Sória, Maria Joana Cardosa
metadata.dc.contributor.advisor: Nunes, Luísa Fernanda Ribeiro Gomes Ferreira
Palavras-chave: Scolytus multistriatus
Grafiose do ulmeiro
Protecção integrada
Data: 1997
Editora: IPCB. ESA
Citação: SÓRIA, Maria João Cardosa (1997) - Contribuição para o estudo da espécie Scolytus multistriatus e da sua relação com a grafiose do ulmeiro (Ophiostoma ulmi). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.
Resumo: O presente trabalho teve por objectivos identificar o escolítídeo vector da grafiose e medir a possibilidade de limitar a densidade da sua população através de meios de protecção integrada, em particular com incidência na aplicação de feromonas sintéticas. O estudo foi desenvolvido na cidade de Castelo Branco, em cinco locais: Largo da Devesa, Bairro da Horta D’Alva, Bairro da Mina, E.N. nº 18, e Parque de Campismo. Apresentam-se neste trabalho os resultados da compilação e análise da informação existentes quanto à captura de insectos, bem como no que se refere aos factores bióticos, e abióticos directa ou indirectamente envolvidos na doença. Observou-se que os sintomas da doença mais visíveis (seca e desfolha), se fizeram sentir com menor intensidade, o que poderá, eventualmente, significar uma limitação à disseminação do fungo. As observações preliminares auferidas no período decorrido entre Julho a Novembro de 1996, e posteriormente os resultados verificados entre Maio a Novembro de 1997, indicaram uma declinação no número total de árvores mortas e de árvores cortadas, traduzida em termos percentuais por uma redução de 21% para 8%. Da aplicação do modelo de regressão linear verificou-se existir uma correlação positiva entre as variáveis estudadas, estando tanto a desfolha como a seca da copa, dependentes do número de insectos capturados.
Descrição: Relatório de Estágio do curso de Engenharia de Produção Florestal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18004TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2768
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
18004.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.