Título: Levantamento da densidade de Acacia longifolia (Andrews) Willd. na Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto
Autor: Arêde, Fátima de Jesus da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Alegria, Cristina Maria Martins
Silva, Gilberto
Palavras-chave: Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto
Ácacia longifolia
Levantamento de densidade
Estratégias de controlo integrado
Data: 2000
Editora: IPCB. ESA
Citação: ARÊDE, Fátima de Jesus da Silva (2000) - Levantamento da densidade de Acacia longifolia (Andrews) Willd. na Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.
Resumo: Este trabalho foi realizado na Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto durante o período de Julho a Setembro de 1999. A Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto (RNDSJ), está inserida na Beira Litoral, mais concretamente no Distrito de Aveiro, e encontra-se à latitude 40º 39’ N e longitude 8° 44’ W e tem uma área total de 700 ha. Devido ao facto de actualmente esta Reserva Natural se encontrar maioritariamente invadida pela acácia-de-espigas, Acacia longifolia (Andrews) Willd,, foi realizado um levantamento de densidade desta espécie nesta área. Este levantamento foi realizado segundo um sistema de amostragem sistemática, que englobou um total de 73 parcelas de amostragem, com aproximadamente 500 m2 cada e circulares. Cada uma das parcelas foi dividida em quatro partes iguais segundo os pontos cardeais N-W, W-S. S-E e E-N. As densidades foram determinadas de acordo com um sistema de classes de densidade, com os seguintes intervalos de percentagens: 0-10 %, 10-25 %, 25-50%, 50-75 %. 75-90% e 90-100%. Os quadrantes (exposição no terreno) não revelaram ter qualquer interferência na distribuição das densidades. A classe de densidade que se apresentou com maior frequência de observações, foi a de 0-10 % com uma média de observações nos quatro quadrantes de 31,75 do universo de 73 parcelas. As classes de densidade de 75-90 % e 90-100 %, foram as segundas mais frequentes, com médias de quadrantes dc 11.25 e 11,75, respectivamente. De acordo com as diferentes densidades observadas foi proposto um conjunto de estratégias para o controlo e erradicação da acácia-de-espigas (Acacia longifolia (Andrews) Willd.) da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto, de forma a que esta restabeleça o seu equilíbrio e biodiversidade naturais.
Descrição: Relatório de Estágio do curso de Engenharia de Produção Florestal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21146TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2767
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
21146.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.