Porosidade e qualidade da cortiça : aplicação da técnica de análise de imagem

Date

1997

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

IPCB. ESA

Abstract

A classificação da qualidade da cortiça é feita actualmente, a nível industrial, através da observação directa das pranchas provenientes do campo. Torna-se então necessário um método tecnicamente mais correcto que distinga a sua qualidade e classes, para que a sua classificação seja baseada em elementos quantificáveis. Presentemente, a análise de imagem aplica-se a este estudo através da observação da porosidade em amostras de duas classes, previamente estabelecidas: classe 1 e classe 4. As amostras estudadas foram de dois tipos - cubos e lâminas. Em cada cubo foram analisadas quatro imagens: tangencial costa; tangencial barriga; radial e transversal. Nas lâminas as secções estudadas foram a tangencial costa e a tangencial barriga. Observaram-se as relações existentes entre a porosidade, número de poros, formato dos poros (elongação) e irregularidade dos poros, nas duas classes e nas diferentes secções, utilizando métodos de análise estatística.

Description

Relatório de Estágio do curso de Engenharia de Produção Florestal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17929TFCPF.

Keywords

Cortiça, Análise de imagem, Porosidade, Qualidade

Citation

CAETANO, Fátima Alexandra de Sousa (1997) - Porosidade e qualidade da cortiça : aplicação da técnica de análise de imagem. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.