Planeamento operacional das actividades de exploração florestal de um povoamento de eucalipto

Data

1996

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

IPCB. ESA

Resumo

O presente trabalho realizou-se na EMPORSIL - Empresa Portuguesa de Silvicultura, na propriedade da Quinta do Carrascal situada na região de Rio Maior. O objectivo deste trabalho foi o de proceder à elaboração de um projecto de exploração florestal para um povoamento puro de Eucalyptus globulus LabilI, envolvendo o planeamento operacional das actividades de exploração florestal bem como o acompanhamento e controlo das operações. O planeamento operacional das actividades de exploração tem como objectivo determinar os meios necessários a cada operação, de modo a que o material lenhoso seja colocado na unidade de transformação num período de 4 meses. Para tal foi necessário efectuar a estimativa do volume de madeira a explorar, sendo necessário para os cálculos a área útil da produção obtida recorrendo à utilização do Global Positioning System (G.P.S.). O acompanhamento e controlo das operações permite uma análise das actividades semanais da exploração florestal e sua comparação com os objectivos planeados no sentido de, na semana seguinte, sendo necessário, se corrigir o ritmo de trabalho, de modo a cumprir o plano de exploração, nomeadamente o calendário proposto pela empresa. Podemos concluir, da análise dos resultados obtidos através do controlo das operações que se verificam alguns desvios entre o planeado e o executado. Estes desvios devem-se fundamentalmente ao tipo de organização dos empreiteiros de exploração florestal disponíveis.

Descrição

Relatório de Estágio do curso de Engenharia de Produção Florestal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16818TFCPF.

Palavras-chave

Silvicultura

Citação

ROSA, Rui Manuel DATIA Pires da 81996) - Planeamento operacional das atividades de exploração florestal em um povoamento de eucaliptos. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.