Título: Maneio de exploração de suínos e ensaio com um derivado do ferro na prevenção da anemia no leitão recém-nascido
Autor: Silva, Agnete Diná Lopes
metadata.dc.contributor.advisor: Vieira, Rui Perestrelo
Martins, Manuel Vicente de Freitas
Palavras-chave: Suinicultura
Data: 1999
Editora: IPCB. ESA
Citação: SILVA, Agnete Diná Lopes (1999) - Maneio de exploração de suínos e ensaio com um derivado do ferro na prevenção da anemia do leitão recém-nascido. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Animal.
Resumo: O trabalho de fim de curso foi realizado numa exploração de suínos, propriedade da empresa João Alves Rodrigues & Outros, que se encontra localizada no Sítio da Cabana, Coxerro, concelho de Vila Velha de Ródão. Este trabalho teve o seu início em Março de 1999 e seu término em Setembro do mesmo ano realizando-se numa exploração com cerca de 150 porcas. A linha genética materna existente nesta exploração era constituída por um cruzamento entre duas raças (FI): as raças Large White e Land Race posteriormente cruzados com machos Piétran através da I.A.. Este trabalho tem por objectivo realizar um ensaio na maternidade da exploração em que os grupos em estudo são as porcas (mães) e os respectivos leitões. Deste modo, tomou-se em atenção alguns factores ligados a um bom funcionamento do local: a temperatura, ventilação maneio e higiene. Às mães foram feitas recolhas de fezes para detecção de parasitoses internas e aos filhos, além das medidas normais efectuadas depois do parto, foi registado o seu peso individual à nascença e ao desmame para uma eventual comparação de resultados. Este estudo teve como objectivo comparar a actuação, em condições de campo, de dois tipos de ferro-dextran, sendo o seu impacto aferido pelo crescimento dos animais, heterogeneidade e taxa de mortalidade dado que a prevenção da anemia ferropriva dos leitões é sistemática nas explorações intensivas de suínos.
Descrição: Relatório de Estágio do curso de Engenharia de Produção Animal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-20040TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2755
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
20040.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.