Título: Influência da adição de um edulcorante à água de bebida na fase pós-desmame em leitões
Autor: Henrique, Fernando Arnaud Lagrange Maia
metadata.dc.contributor.advisor: Vieira, Rui Perestrelo
Tendinha, Isabel Maria Viseu Fernandes
Palavras-chave: Leitão
Desmame
Data: 1997
Editora: IPCB. ESA
Citação: HENRIQUE, Fernando Arnaud Lagrange Maia (1997) - Influência da adição de um edulcorante à água de bebida na fase pós-desmame em leitões. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Animal.
Resumo: Este trabalho foi realizado na sociedade Agro-Pecuária Fonte Lagoa Lda em Alenquer. O ensaio foi elaborado, com o objectivo de testar nos leitões (desmamados aos 28 dias), o efeito da incorporação na água de bebida, de um edulcorante líquido, no consumo de água e de ração. Para a realização do ensaio foram agrupados aleatoriamente dois grupos de porcas, Gr 1 e Gr 2. A partir do Gr 1 foram formados dois subgrupos de leitões (TA1 e TA2), do Gr 2 foram formados outros dois subgrupos de leitões (TB1 e TB2), estes 4 subgrupos tiveram o seguinte maneio: TAl- (Testemunha) - água natural. TA2- Água natural com a inclusão de 1 ml/litro de AQUASWEET. TB1- (Testemunha) - água natural com a inclusão de OXITETRAVET a 10%-1ml/litro. TB2- Água natural com a inclusão de 1ml/litro de AQUASWEET e OXITETRAVET a 10%- 1ml/litro. Os dados recolhidos não incidiram só sobre o consumo de água e de ração por parte dos leitões, mas também na evolução do peso dos leitões desde o desmame até ao final do ensaio (21 dias depois), no ganho médio diário e índice de conversão. Foi também feito um controlo da qualidade da água e da ração, controlo ambiental e um controlo sanitário. A adição do edulcorante à água de bebida, favoreceu o consumo desta, verificando-se uma pequena diferença de pesos no final do ensaio.
Descrição: Relatório de Estágio do curso de Engenharia de Produção Animal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18007TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2746
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
18007.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.