Título: Caracterização de uma exploração de cunicultura intensiva no Concelho de Oliveira do Hospital
Autor: Vale, Maria do Céu Fonseca da Costa
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Luís Cabral de
Palavras-chave: Cunicultura
Data: 1992
Editora: IPCB. ESA
Citação: VALE, Maria do Céu Fonseca da Costa (1992) - Caracterização de uma exploração de cunicultura intensiva no Concelho de Oliveira do Hospital. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Animal.
Resumo: A criação de coelhos, outrora do tipo familiar adquiriu nos nossos tempos uma orientação industrial. Em numerosos países, este facto esteve na origem do início de trabalhos de investigação, tanto de índole genética como de natureza zootécnica e económica, casos do I.NR.A., em França, entre outros (RUIZ, 1980). Presentemente, o coelho de produção industrial já é mais apreciado do que o “ bravo” por um importante sector do púbico consumidor e, por outro lado, dados os meios actuais de criação e profi¬laxia, é possível obter da sua exploração intensiva, benefício interessante sem riscos que antes a mesma comportava (DUARTE e CARVALHO, 1979). Considerado um animal com aptidão para a produção de carne - só ultrapassado pelo porco - leva-nos a recomendar o incremento da sua exploração no nosso país (DUARTE e CARVALHO, 1979). Não podemos esquecer que, o crescimento e o bem-estar de qualquer exploração estão relacionados com quatro factores: potencial genético, nutrição, meio ambiente e estado sanitário, sendo as instalações pecuárias as responsabilizadas em proporcionar, através da sua concepção, os referidos factores, num todo indivisível com o maneio. As condições óptimas de um, não se alcançam sem a consecução do outro, ao pretender-se atingir boa rendibilidade. Não existem normas de maneio gerais para todos os tipos de exploração mas sim normas de maneio adequadas a cada um (ZAPATERO, 1979). Os coelhos pelas suas características de timidez e sensibilida¬de exigem de quem deles cuida um certo carinho e paciência. É na realidade um animal bastante difícil, fazendo com que seja o factor homem a peça principal de uma exploração cunícula (OLIVEIRA, 1979).
Descrição: Relatório de Estágio do curso de Produção Animal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-12933TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2740
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
12933.pdf2,79 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.