Título: Caracterização microbiológica de águas utilizadas na indústria agro-alimentar e em instalações pecuárias na Beira Interior
Autor: Leitão, José Carlos Gardete Correia
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Manuel Vicente de Freitas
Palavras-chave: Água
Análise da água
Data: 1995
Editora: IPCB. ESA
Citação: LEITÃO, José Carlos Gardete Correia (1995) - Caracterização microbiológica de águas utilizadas na indústria agro-alimentar e em instalações pecuárias na Beira Interior. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Animal.
Resumo: Este trabalho dá uma ideia da qualidade (microbiológica e físico-química) das águas utilizadas em unidades agro-alimentares na Região da Beira Interior. Foram efectuadas análises microbiológicas a águas de furos, poços, nascentes e barragens, nomeadamente microorganismos mesófilos a 22°C e 3 7°C, Coliformes totais e fecais, enterococos e esporos de clostrídeos sulfito-redutores. Relativamente aos parâmetros físico-químicos, as análises incidiram sobre o pH, dureza, dióxido de carbono, oxigénio, sulfitos e acidez em 7 águas, tendo utilizado um Kit comercial para o efeito. Concluímos que tanto nas águas superficiais como nas águas subterrâneas obtivemos percentagens muito elevadas de águas impróprias, segundo a 1egislação em vigor.
Descrição: Relatório de Estágio do curso de Produção Animal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16270TFCEARZ.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2737
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
16270.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.