Título: Determinação do tipo de parasitismo presente num rebanho de ovinos raça Merino da Beira Baixa em regime extensivo
Autor: Marques, José Carlos Nunes
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Isabel Fazendeiro
Rosa, Fernanda
Palavras-chave: Ovino
Parasitismo
Data: 1990
Editora: IPCB. ESA
Citação: MARQUES, José Carlos Nunes (1990) - Determinação do tipo de parasitismo presente num rebanho de ovinos raça Merino da Beira Baixa em regime extensivo. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Animal.
Resumo: A ovinicultura desempenha um papel importante na agricultura nacional pois, de entre as espécies animais existentes, os ovinos são aqueles que melhor partido consegue tirar das condições naturais que se lhes oferecem. Tudo isto porque, os ovinos são espécies que utilizam directamente as pastagens e requerem baixos investimentos e mão-de-obra. Podemos assim concluir que, uma cadeia de produção em ovinicultura tem como objectivo final a comercialização dos seus produtos a preços satisfatórios, de modo a fazer face aos encargos do sistema e á obtenção da uma margem de lucro razoável. Um bom maneio no seio da exploração com certeza que será responsável pela obtenção dos melhores resultados económicos possíveis para o produtor. Sendo assim, se as instalações forem as mais adequadas, se a nutrição for equilibrada e se o maneio higio-sanitário praticado for o mais correcto, as condições reunidas poderão permitir a obtenção de bons resultados numa exploração de ovinos. Os alojamentos deverão proporcionar aos animais um bom ambiente (Borrego, J., 1986). A alimentação deve ser fornecida quer em quantidade, quer em qualidade nos seus diferentes elementos constituintes, não esquecendo o teor em vitamina A, que é muito importante para os ovinos (Borrego, J., 1986). A prevenção de doenças deve basear-se num bom maneio, complementado por um programa higio-sanitário adequado, o que concorrera de modo decisivo para a redução dos riscos de doença, seja ela qual for (Borrego, J., 1986). Os nossos efectivos ovinos são hoje afectados por inúmeras doenças, que provocam nos animais que os constituem importantes quebras de rendimento, devido a influências sofridas nas suas produç5es (carne, leite e lã). As doenças podem ser infecto-contagiosas ou parasitárias. Podem afectar somente os animais, mas também podem ser transmitidas ao homem. As doenças parasitárias que mais frequentemente podemos encontrar nos animais são, as Estrongiloses gastro-intestinais e bronco-pulmonares, a Coccidiose e a Fascíolose.
Descrição: Relatório de Estágio do curso de Produção Animal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-10920TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2733
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
10920.pdf2,48 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.