Título: Contributo para o estudo da raça Charnequeira : (parâmetros reprodutivos)
Autor: Lei, Wilson Caipira
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Carlos de Sousa Coutinho Rebello de
Palavras-chave: Caprino
Raça Charnequeira
Data: 1988
Editora: IPCB. ESA
Citação: LEI, Wilson Caipira (1988) - Contributo para o estudo da raça Charnequeira : (parâmetros reprodutivos. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Animal.
Resumo: O interesse económico da exploração dos pequenos ruminantes, em Portugal, tal como acontece em numerosas partes do mundo, é cada vez maior, fundamentalmente por duas razões: trata-se de espécies utilizadoras directas das pas¬tagens e que requerem relativamente pouca mão-de-obra e baixos investimentos. No entanto, a produtividade deste tipo de exploração pecuária encontra-se influenciada por vários factores de que destacamos a baixa eficiência biológica das espécies, o maneio difícil em determinadas épocas do ano e os problemas sanitários. As perdas económicas devidas às doenças infecto--contagiosas e parasitárias, assim como resultados da má classificação das carcaças, a mortalidade e quebras nas produções, são incalculáveis. Assim o êxito ou fracasso de muitas destas explorações depende dos factores acima descritos estando estritamente relacionados com a região, o clima, a espécie e consequen¬temente da raça utilizada. Focamos o factor raça:” Hoje em dia o conceito de “RAÇA” é utilizado frequentemente por todo o tipo de pessoas, muitas vezes sem o verdadeiro conhecimento do seu significado. Por isso é importante ao iniciarmos um trabalho sobre uma “RAÇA’ determinada analisarmos previamente aquele conceito, de uma forma objectiva” . (Pinto de Andrade et al, 1987 ). Ê do conhecimento de todos os técnicos e interessados que os caprinos estiveram votados ao esquecimento. É prova disso a dificuldade em se encontrarem dados produtivos, reprodutivos e genéticos, assentes numa recolha sistemática de elementos conducentes a uma caracterização séria. Só esse conhecimento permitirá estabelecer programas de melhoramento visando o aumento da produtividade da raça. O “cerne” deste trabalho reside nesse factor, pretendendo-se contribuir para a caracterização da cabrada Charnequeira, através da avaliação dos parâmetros reprodutivos. A região da Beira-Baixa, onde foi realizado o estudo, tem condições específicas para a produção pecuária que se reflectem na larga tradição de explorações vocacionadas para os pequenos ruminantes, nomeadamente os caprinos, estando nós conscientes do elevado peso económico da espécie na referida província. Não poderemos deixar de alertar para o erro, em nossa opinião, de maciça substituição das raças autóctones quer por introdução de raças ”exóticas” quer por mestiçagem, caminhando-se assim para a extinção de alguns dos nossos patrimónios genéticos. Somos de opinião que devemos aproveitar, melhorar e desenvolver esse património, o qual está perfeitamente enquadrado com o ambiente em que vive.
Descrição: Relatório de Estágio do curso de Produção Animal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-8775TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2722
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
8775.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.