Título: Análise do desenvolvimento de vitelas Holstein Friesian até ao desmame
Autor: Bugalho, Teresa Paula R.S.
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, António Manuel Moitinho Nogueira
Sardinha, Luís
Palavras-chave: Gado vacum
Raça Holstein Friesian
Desmame
Data: 1988
Editora: IPCB. ESA
Citação: BUGALHO, Teresa Paula R.S. (1988) - Análise do desenvolvimento de vitelas Holstein Friesian até ao desmame. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Animal.
Resumo: O grande objectivo da bovinicultura não é mais produtividade por animal e/ou por trabalhador, é a melhor utilização dos recursos naturais e humanos utilizando sistemas mistos integrados para benefício do produtor e não do consumidor. Este trabalho não é o estudo de uma exploração com tecnologia de ponta, mas antes, de uma exploração tradicional à qual se juntou alguma tecnologia. Inseri-me no árduo dia a dia de trabalho de uma exploração agro-pecuária e limitei-me exclusivamente a recolher dados e a fazer determinados registos qua até então não eram executados, sem introduzir qualquer tipo de alteração ao sistema. Vão por isso, encontrar neste trabalho, o que se passa numa exploração que visa o lucro, mas que tem em atenção o mínimo de bem-estar para os animais. São aqui também, focadas áreas de âmbito mais científico, nomeadamente o III Capítulo referente ao período gestação-parto e o IV Capítulo que diz respeito ao período pós-parto. Na última parte do trabalho, são tratados os índices produtivos; é aqui que vão encontrar os registos de pesos, curvas de crescimento até ao desmame e também o estudo económico; este último de grande importância em qualquer exploração. Todo o trabalho de melhoramento genético na bovinicultura, e de uma maneira geral, em todas as actividades pecuárias, assenta em registos zootécnicos, que se revelam de extrema importância. Geralmente, os registos sucedem-se a uma melhoria na alimentação e nas instalações do gado. São muito importan¬tes para se poder formular o historial sanitário do efectivo, ficando-se a saber quais as doenças de maior incidência nesse núcleo de animais. Também não nos podemos esquecer, que só com o registo de pesos que pode haver classificação de carcaças, que serão posteriormente pagas por este parâmetro.
Descrição: Relatório de Estágio do curso de Produção Animal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-8760TFCPAN ; C30-8975TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2716
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
8760.pdf1,41 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.