Título: Manual de higiene e segurança alimentar para uma IPSS
Autor: Leitão, Soraia Esperança Bárrios
metadata.dc.contributor.advisor: Cordeiro, Natália
Carneiro, João Paulo Baptista
Palavras-chave: Lar
Segurança dos alimentos
Sistema HACCP
Terceira idade
Data: 2014
Editora: IPCB. ESA
Citação: LEITÃO, Soraia Esperança Barrios (2014) - Manual de higiene e segurança alimentar numa IPSS. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: No presente trabalho descrevem-se as atividades realizadas e desenvolvidas num Lar durante três meses, no âmbito do estágio curricular da Licenciatura em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar. Como atividades desenvolvidas, constam neste relatório as seguintes: documento com referência a Boas Práticas de Higiene e pré-requisitos a cumprir pela instituição e, Estudo HACCP para o lar, no âmbito do qual se efetuou a descrição do produto e uso pretendido, o fluxograma geral, à identificação e análise de perigos, a avaliação do risco para cada um deles, a identificação de PCC s e medidas corretivas e, plano HACCP. Durante a nossa permanência e intervenção no Lar observou-se uma melhoria ao nível de boas práticas de higiene, bem como da rotulagem e acondicionamento de géneros alimentícios. Da experiência obtida, considero que todos os responsáveis de lares devem estar sensibilizados para a importância da implementação de um sistema de segurança alimentar, nas suas Instituições, bem como formação sobre o tema, para que os produtos finais sejam de elevada qualidade e seguros para o utente.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28519TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2713
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_SOR_LEI.pdf156,47 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.