Título: A importância de uma alimentação saudável em adolescentes desportistas
Autor: Carvalho, Rui Filipe Alexandre
metadata.dc.contributor.advisor: Vieira, Maria Margarida Duarte
Lopes, Abílio
Palavras-chave: Adolescentes
Alimentação saudável
Estado nutricional
Basquetebol
Educação alimentar
Data: 2014
Editora: IPCB. ESA
Citação: CARVALHO, Rui Filipe Alexandre (2014) - A importância de uma alimentação saudável em adolescentes desportistas. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: Objetivos: O presente estudo realizado no Basquete Almada Clube (BAC) pretendeu conhecer os hábitos alimentares de adolescentes desportivas, do sexo feminino, avaliar o seu estado nutricional e promover hábitos alimentares saudáveis num grupo etário que está em pleno crescimento e desenvolvimento físico e mental. Metodologia: Numa amostra de 42 adolescentes do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos, efetuou-se uma avaliação antropométrica e a classificação do seu estado nutricional realizou-se através do IMC por idade utilizada pela OMS. Para conhecer os hábitos alimentares, aplicou-se um registo alimentar 24 horas, um diário alimentar de 3 dias. Realizou-se, ainda um questionário sobre “alimentação no desporto” para compreender os conhecimentos das adolescentes e delinear uma possível estratégia adequada para a promoção da alimentação saudável. Resultados: Verificou-se que 65,3% das adolescentes se encontram dentro do intervalo normoponderal, no entanto, 23,4% apresentaram excesso de peso para a idade. O grau de obesidade I atingiu os 9,5%. O estado nutricional menos observado é o de baixo peso, constituindo apenas 2,4% da totalidade da amostra. Observou-se um consumo de fruta e legumes, abaixo do consumo diário recomendado de 5 porções diárias. O consumo de refrigerantes e produtos de pastelaria é elevado e o número médio de refeições diárias é inferior ao recomendado em Portugal. Conclusão: Com este trabalho conclui-se que a atividade desportiva, não leva por si só a um estado nutricional normal. A falta de conhecimentos sobre hábitos alimentares saudáveis e sobre as necessidades nutricionais ajustadas para a prática desportiva, dificultam a adoção desses hábitos. O incumprimento de uma alimentação equilibrada é notório nos escalões etários avaliados, pela presença de adolescentes com excesso de peso e obesidade. Os desportistas são indivíduos com necessidades nutricionais especiais e uma boa alimentação é fundamental para que consigam evoluir na modalidade que praticam. Assim sendo, deveria haver uma aposta por parte dos clubes desportivos, na formação e educação alimentar dos seus atletas.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28515TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2707
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_RUI_CAR.pdf158,95 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.