Título: Acompanhamento e caracterização das atividades da Queijaria Lacticôa - Lacticínios do Côa, Lda.
Autor: Menoita, Helena Catarina Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Vaz, Edgar de Santa Rita
Sales, José
Palavras-chave: Queijaria
Processo de fabrico
Queijo de ovelha e cabra
Data: 2014
Citação: MENOITA, Helena Catarina Almeida (2014) - Acompanhamento e caracterização das atividades da Queijaria Lacticôa - Lacticínios do Côa, Lda. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: O presente trabalho foi realizado na queijara Lacticôa- Lacticínios do Côa, Lda., que se localiza em Vila Franca das Naves, concelho de Trancoso, durante o período de Maio a Julho de 2014. Durante o período de permanência na queijaria, acompanhamos e desempenhamos todas as tarefas inerentes a todo o processo de fabrico utilizado na produção dos queijos, desde a receção do leite até à expedição do produto final. A partir da revisão bibliográfica efetuada sobre o tema de fabrico de queijos e também da experiência prática ao longo deste estágio podemos realçar os pontos mais importantes: - a qualidade do leite e as condições da queijaria são aspetos que condicionam o fabrico e a qualidade dos queijos; - a obtenção de diferentes tipos de queijo depende dos fatores tempo e temperatura de coagulação, humidade relativa, temperatura e tempo nas câmaras de cura; - o fabrico de queijo pode ser descrito como o processo de remoção de água e alguns minerais do leite, produzindo-se um concentrado de gordura e proteína. Os ingredientes essenciais são o leite, o agente de coagulação (coalho), a flora microbiana e o sal; - o queijo é um alimento de alto valor nutritivo e foi, durante muitos anos, a única forma de conservação dos principais constituintes do leite; - sendo o queijo um ótimo fornecedor de proteínas de alto valor biológico, rico em vitaminas e minerais e com menor teor de lactose do que o leite, torna-se um alimento alternativo, ideal para a alimentação humana e principalmente, para 70% da população mundial, que é intolerante á lactose.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28488TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2705
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_HEL_MEN.pdf146,35 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.