Título: Calibração de parâmetros de qualidade em mel por FTIR-ATR
Autor: Martins, Sílvia Borges
metadata.dc.contributor.advisor: Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Antunes, Paulo José Freire
Palavras-chave: Mel
Parâmetros físico-químicos
Qualidade
Calibração
FTIR-ATR
Data: 2014
Citação: MARTINS, Sílvia Borges (2014) - Calibração de parâmetros de qualidade em mel por FTIR-ATR. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: O mel é um produto natural conhecido desde a pré-história e, largamente consumido em todo o mundo. O trabalho efetuado pretendeu desenvolver modelos de calibração por espectroscopia de infravermelho com transformadas de Fourier e reflectância total atenuada (FTIR-ATR) para parâmetros de qualidade do mel, nomeadamente, a concentração de Hidroximetilfurfural, Índice Diastásico, acidez total, pH e aw. A técnica FTIR tem sido aplicada frequentemente como um método analítico, que fornece resultados rápidos e satisfatórios no estudo de autenticação e controlo de qualidade de produtos alimentares, possibilitando a realização de análises não destrutivas, a obtenção de um grande conjunto de dados e a aplicação de técnicas quimiométricas. A quimiometria consiste na utilização de métodos multivariados para a construção de modelos de calibração e previsão, com o intuito de determinar propriedades de substâncias. Neste sentido a partir dos espectros registados na região do infravermelho médio de amostras de mel, foram construídos modelos de calibração para os parâmetros físico-químicos: Hidroximetilfurfural, Indicie Diastásico, acidez total e pH, aw. Os espectros obtidos são dominados por duas faixas correspondentes à água nos 3281 cm-1 e 1641 cm-1. A banda dos 1500 aos 750 cm-1 corresponde aos açúcares e ácidos orgânicos do mel. Para os modelos de calibração são avaliados a partir dos valores obtidos r2, RMSECV, RMSEP, RPD, Bias. O pré-processamento foi feito antes da análise de PLS para estabelecer melhores modelos de calibração para cada parâmetro abordado. Modelos promissores foram obtidos por meio de modelagem PLS com elevados coeficientes de determinação da validação para o pH (r2 =96,68; RPD = 5,5); Acidez (r2 =91,51; RPD = 3,34); Índice Diastásico (r2 = 90,04; RPD = 3,19); aw (r2 = 93,39; RPD = 3,93); e HMF (r2 = 77,18; RPD =2,09). Não foi possível encontra bons modelos de calibração para o parâmetro Hidroximetilfurfural. Numa primeira aproximação, os modelos obtidos por modelação PLS podem ser uma boa e rápida metodologia para prever os parâmetros físico-químicos em amostras de mel.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28490TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2703
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_SIL_MAR.pdf112,49 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.