Título: Apreciação de resultados microbiológicos de análises a águas de poço e furo analisadas na Aquimisa, Lda., segundo o Decreto-Lei 306/2007
Autor: Freire, Telma Gomes
metadata.dc.contributor.advisor: Pintado, Cristina Maria Baptista Santos
Palavras-chave: Decreto-lei 306/2007
Qualidade da água
Análises microbiológicas
Água de furo
Água de poço
Data: 2014
Editora: IPCB. ESA
Citação: FREIRE, Telma Gomes (2014) - Apreciação de resultados microbiológicos de análises a águas de poço e furo analisadas na Aquimisa, Lda., segundo do Decreto-Lei 306/2007. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio curricular realizado na Aquimisa Consultores Agro-Industriais Lda., em Castelo Branco. Durante o decorrer do estágio, foram acompanhados os trabalhos de rotina do Laboratório de Microbiologia. Foram ainda recolhidos e tratados os dados de resultados relativos às análises microbiológicas de 122 amostras de águas de furo e de poço, efetuadas na Aquimisa durante um período de dois anos e meio (janeiro 2012 a junho 2014), com base nos critérios definidos no decreto-lei 306/2007. Com este trabalho pretendeu-se analisar a potabilidade de águas de furo e poço e verificar o cumprimento dos valores paramétricos legislados. A percentagem de amostras de água de furo classificadas como impróprias para consumo humano foi de 19% e nas águas de poço foi de 67%. Em relação à contagem de microrganismos aeróbios totais a 22ºC e a 36ºC (UFC/mL), 26% das amostras apresentaram um resultado superior ao valor paramétrico (100 UFC/mL e 20 UFC/mL, respetivamente). Após a análise dos dados apresentados conclui-se que nem todas as amostras analisadas comprem a legislação em vigor, justificando-se a implementação de medidas corretivas que visem uma melhoria da qualidade da água.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28492TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2701
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_TEL_FRE.pdf122,69 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.