Título: Verificação do sistema HACCP numa unidade hospitalar
Autor: Silva, Cátia Sofia Relvas
metadata.dc.contributor.advisor: Carneiro, João Paulo Baptista
Boto, Elsa
Palavras-chave: Boas práticas de higiene
Pré-requisitos
Segurança dos alimentos
Sistema de Medida da Segurança Alimentar
Data: 2014
Editora: IPCB. ESA
Citação: SILVA, Cátia Sofia Relvas (2014) - Verificação do sistema HACCP numa unidade hospitalar. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: O presente relatório descreve todas as atividades realizadas e desenvolvidas durante o período de estágio curricular da licenciatura em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar, e aborda temas como os perigos de origem alimentar e o sistema HACCP. Este estágio decorreu durante três meses no departamento da qualidade do ITAU, em várias unidades sob sua exploração, tanto hospitalares, como em escolas e empresas. Para o presente relatório, foi considerado de forma particular o trabalho desenvolvido numa unidade hospitalar, o Hospital de São Bernardo, em Setúbal, no qual pudemos fazer um acompanhamento mais permanente e detalhado. Nesta unidade hospitalar foi feito um acompanhamento diário do empratamento das refeições, tanto do almoço como do jantar, no qual era verificado se os colaboradores utilizavam as normas de higiene adequadas a esta operação. Foi também verificado o cumprimento das ementas estabelecidas, tanto para os doentes como para o refeitório, assim como a averiguação das dietas específicas para cada doente em cada serviço, através de um manual de dietas utilizado pelo hospital. Para além disso, e considerando-a como uma das principais ações desenvolvidas durante os dois meses de permanência no hospital em causa, verificámos a implementação do HACCP, com a realização de auditorias internas, através do recurso ao sistema de medida da segurança alimentar (SIMES).
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28443TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2699
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_CAT_SIL.pdf121,35 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.