Título: Avaliação da qualidade da água utilizada em explorações de leite de pequenos ruminantes
Autor: Ramos, Maria Teresa da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Pintado, Cristina Maria Baptista Santos
Santos, Ana Isabel Inácio Mangana dos
Palavras-chave: Microbiologia da água
Microrganismos indicadores
Higiene das ordenhas
Qualidade do leite
Data: 2014
Editora: IPCB. ESA
Citação: RAMOS, Maria Teresa da Silva (2014) - Avaliação da qualidade da água utilizada em explorações de leite de pequenos ruminantes. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: Dada a importância que a qualidade da água tem na produção primária e a escassez de estudos efetuados sobre o tema, este trabalho visa contribuir para a avaliação da qualidade microbiológica da água utilizada em explorações de produtores de leite de pequenos ruminantes e que é usada na limpeza e higienização de utensílios e equipamentos de ordenha e armazenamento de leite. Foram analisadas 23 amostras de água recolhidas nas explorações produtoras de leite fornecedoras de uma indústria de produção de queijo. Foi efetuada a análise microbiológica das amostras de água com o objetivo de avaliar a presença de microrganismos indicadores, nomeadamente, coliformes totais, Escherichia coli, enterococos intestinais, Clostridium perfringens e microrganismos viáveis totais a 22°C e a 37°C, de acordo com os valores paramétricos referidos no Decreto-lei nº 306/2007. Foi também efetuado um inquérito a esses mesmos produtores com o objetivo de recolher informação acerca do tipo de água que utilizam, o modo como efetuam a higienização dos seus equipamentos e o uso das boas práticas de higiene na exploração. Os resultados das análises microbiológicas das amostras de águas dos produtores de leite permitiram concluir que, do total das amostras analisadas, 78% (n=18) apresentaram resultados microbiológicos insatisfatórios, indicando que a água destas explorações não está adequada para o uso na lavagem e higienização dos utensílios e equipamentos de ordenha. O maior número de incumprimentos foi registado nos parâmetros das bactérias coliformes totais e nos microrganismos viáveis totais a 37°C, seguido dos microrganismos viáveis totais a 22°C, E. coli, enterococos intestinais e Clostridium perfringens. Foi ainda estudada a correlação entre a qualidade da água dos produtores de leite, através do parâmetro analisado de E. coli da água, e a respetiva qualidade do leite, recorrendo à utilização das análises dos microrganismos aeróbios mesófilos. Verificou-se haver neste estudo uma correlação baixa, mas significativa (r=0,48; p-value=0,02), entre as contagens de E. coli na água e o número de microrganismos aeróbios mesófilos no leite, o que reforça a ideia de que a qualidade da água utilizada nas explorações afeta a qualidade do leite.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28486TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2695
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_MAR_RAM.pdf148,04 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.