Título: Acompanhamento das atividades no departamento de qualidade e segurança alimentar num matadouro do Grupo Lusiaves S.A.
Autor: Fernandes, Daniela Nunes
metadata.dc.contributor.advisor: Vaz, Edgar de Santa Rita
Fernandes, Dina
Palavras-chave: Segurança alimentar
Gestão documental
Temperatura
Frango
Data: 2014
Editora: IPCB. ESA
Citação: FERNANDES, Daniela Nunes (2014) - Acompanhamento das atividades no departamento de qualidade alimentar num matadouro do Grupo Lusiaves, SA. Castelo Branco. IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: que as empresas ligadas à indústria alimentar, tenham a necessidade de obter certificação dos seus sistemas, com o objetivo de oferecer uma maior confiança por parte dos consumidores, tendo em conta aquilo que produzem. Neste sentido, o presente relatório teve por base o estágio curricular realizado na empresa Lusiaves, tendo tido os seguintes objetivos principais: - avaliação dos requisitos da documentação e a sua importância segundo a Norma ISO 22000; - avaliação da importância da temperatura ao longo dos processos de fabrico; - elaboração de uma etiqueta tendo em conta a legislação em vigor e - análise sobre a importância do controlo de pragas na indústria alimentar. Após a realização do estágio podemos constatar que: - O consumo per capita de carne de aves em Portugal é o mais elevado da União Europeia, bem como o consumo de carne de frango, que representa aproximadamente o dobro da média europeia; - o controlo de documentos tem como objetivo, assegurar que todas as alterações propostas são revistas de modo a determinar os seus efeitos na segurança alimentar e no seu sistema de gestão; - o controlo da temperatura é um fator crucial na Indústria alimentar pois, é considerado um ponto crítico de controlo ao longo do processo de abate e transformação de aves e, - a rotulagem tem o objetivo de informar os consumidores acerca do produto que consomem e a mesma, está legislada segundo o Regulamento (UE) nº1169/2011.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28510TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2691
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_DAN_FER.pdf145,58 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.