Título: Proposta de um novo produto a uma empresa de lacticínios : queijo curado com orégãos
Autor: Godinho, Daniela Filipa Vítor
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Manuel Vicente de Freitas
Palavras-chave: Queijo curado
Orégãos
Prova de consumidores
Data: 2014
Editora: IPCB. ESA
Citação: GODINHO, Daniela Filipa Vítor (2014) - Proposta de um novo produto a uma empresa de laticínios : queijo curado com orégãos. Castelo Branco. IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: Este trabalho pretende descrever as atividades realizadas durante o estágio curricular para a conclusão do curso de Engenharia Biológica e Alimentar, que decorreu na unidade de produção Sotonisa - Sociedade de Laticínios Lda. e na empresa Aquimisa - Soluções em Segurança Alimentar. O presente trabalho teve como principal objetivo propor à empresa Sotonisa um novo produto, queijo com orégãos. Para tal, definiu-se o processo de fabrico do queijo, com aprovação do fluxograma e uma avaliação sensorial (prova de consumidores) realizada após 61 dias de cura. A avaliação do produto foi realizada através de inquéritos, onde foram convidadas 50 pessoas não treinadas. Foram colocadas ao dispor duas amostras, a amostra A com uma quantidade de orégãos de 0,3 g por queijo e a amostra B, com uma quantidade de 0,7 g por queijo. Após a análise do estudo, os consumidores mostraram preferência pela amostra A (68% face a 32%). Na análise por atributos, verificou-se existir algumas alterações em relação ao sabor, a textura, a cor e ao odor, enquanto na aparência não houve grandes alterações. Em relação à análise por idade, concluiu-se que os jovens apreciam mais a amostra que tem mais orégãos (amostra B), enquanto as pessoas de mais idade preferem um produto que contem menos orégãos. Também se constatou que este produto inovador será uma eventual proposta para o mercado, uma vez que 50% dos inquiridos considerou comprar o produto e apenas 8% afirmou que não o comprava.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28507TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2688
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_DAN_FER.pdf145,58 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.