Título: Verificação de requisitos de qualidade e segurança alimentar na Cooperativa de Olivicultores de Fátima, C.R.L.
Autor: Ferraz, Ana Rita Simões
metadata.dc.contributor.advisor: Peres, Maria de Fátima Pratas
Coelho, Tiago José Cardoso
Palavras-chave: Azeite virgem extra
Critérios de qualidade
Sistema HACCP
Rotulagem nutricional
Controlo metrológico
Data: 2014
Editora: IPCB. ESA
Citação: FERRAZ, Ana Rita Simões (2014) - Verificação de requisitos de qualidade e segurança alimentar na Cooperativa de Olivicultores de Fátima C.R.L. Castelo Branco. IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O presente estágio curricular foi realizado na Cooperativa de Olivicultores de Fátima, C.R.L. O plano de trabalho envolveu diversas etapas nomeadamente a verificação do sistema de segurança alimentar e de rastreabilidade, no sentido da melhoria contínua. Desta forma foi efectuada uma nova proposta do manual HACCP e foi ainda avaliado o controlo da não conformidade de acordo com as recomendações da NP ISO 22000:2005. Procedeu-se à avaliação dos critérios de qualidade para azeite virgem extra nos três lotes de azeite produzidos pela Cooperativa: acidez, IP, absorvâncias no UV, exame organoléptico e ésteres etílicos (FAEE). Paralelamente avaliou-se a composição em ácidos gordos, os fenóis totais e as ceras. Os três lotes estudados apresentaram resultados em conformidade com a categoria de Azeite Virgem Extra, de acordo com o Regulamento UE N.º 1348/2013. A partir do perfil de ácidos gordos dos três lotes efectuaram-se as respectivas propostas de rotulagem nutricional, como forma de antecipar a alteração legislativa (Regulamento EU N.º1169/2011) e paralelamente preparar a rotulagem para exportação de “Azeite Fátima” para o Brasil. Elaborou-se o plano e o respectivo controlo metrológico, do qual os resultados demonstraram que os produtos comercializados pela cooperativa evidenciam a marca de conformidade, assumindo assim um contrato de fidelidade com o consumidor final. Na perspectiva de oferecer ao consumidor um azeite virgem extra de excelência, foi realizado um estudo para desenvolver um novo azeite que seria constituído pelos lotes 1 e 2 estudados, o qual seria expedido na garrafa Premium da marca “Azeite Fátima”. No entanto, verificou-se que o loteamento obtido não é ainda, sob o ponto de vista sensorial, o que a Cooperativa pretende, pelo que se prevê na próxima campanha estudar um maior número de lotes.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28506TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2687
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ANA_FER.pdf132,87 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.