Avaliação de um composto como fertilizante : efeitos no solo e na produção de azevém (Lolium multiflorum)

Data

2015

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

IPCB. ESA

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Superior Agrária e teve como objetivo avaliar o efeito fertilizante sobre algumas propriedades do solo e sobre a produção do azevém (Lolium multiflorum Lam., Tetila reygrass), de um composto que é produzido a partir de lamas residuais urbanas e de casca de pinheiro. O tabalho consistiu na realização das analises ao solo das modalidades do ensaio e da sua interpretação. Os resultados mostram que o composto pode ser utilizado como fertilizante originando uma manutenção ou aumento do teor em matéria orgânica do solo e uma produção semelhante à observada com a adubação mineral azotada. A modalidade com aplicação de 10 t de composto/ha e 45 kg/ha de azoto mineral foi a que originou um melhor resultado, pois possibilitou uma diminuicão na adubação mineral azotada sem perda de produção.

Descrição

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Agronomia.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28497TFCA.

Palavras-chave

Fertilizante , Produção do azevém , Propriedades do solo , Composto , Adubação mineral

Citação

RAMIREZ, Shamed (2015) - Avaliação de um composto como fertilizante : efeitos no solo e na produção de azevém (Lolium multiflorum). Castelo Branco. IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Agronomia.