Título: Enraizamento de estacas provenientes de uma planta adulta e de plantas jovens de Arbutus unedo L.
Autor: Ferreira, Cátia Catarina Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Ribeiro, Maria Margarida Chagas de Ataíde
Palavras-chave: Estacas
Enraizamento
Ácido indolbutírico
Arbutus unedo L.
Medronheiro
Data: 2014
Editora: IPCB. ESA
Citação: FERREIRA, Cátia Catarina Alves (2014) - Enraizamento de estacas provenientes de uma planta adulta e de plantas jovens de Arbutus unedo L. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Biologia Aplicada.
Resumo: O ensaio teve lugar na estufa com ambiente controlado do viveiro florestal da Escola Superior Agrária de Castelo Branco entre Junho e Setembro de 2014. O objetivo foi comparar a capacidade de enraizamento de estacas de medronheiro (Arbutus unedo L.) provenientes de plantas jovens e com estacas retiradas de uma planta adulta (com cerca de 30 anos) sujeitas a diferentes tratamentos. Os tratamentos constaram da aplicação de diferentes concentrações de ácido indolbutírico (AIB), 2000, 5000, 8000 ppm, após a realização de uma ferida longitudinal na base da estaca. Três meses após o estabelecimento deste ensaio foram recolhidos os seguintes parâmetros: número de estacas enraizadas, número de estacas com formação de callus, número de estacas mortas e número de estacas vivas. Nas estacas que enraizaram anotou-se, também, o número de raízes (NR) e o comprimento da maior raiz (CMR). Após a análise de dados verificou-se não haver diferenças significativas entre os tratamentos relativamente à percentagem de enraizamento nas estacas jovens e adultas. Ainda assim, no tratamento com ferida e 8000 ppm AIB, em estacas jovens, obteve-se 90% contra 73% de enraizamento na testemunha. Observou-se, ainda, que a taxa de enraizamento dependia do tipo de estaca, jovem ou adulta. Nas estacas provenientes da planta adulta obteve-se 10% de enraizamento nos tratamentos com ferida 2000 e 5000 ppm de AIB contra 0% na testemunha. Na formação de callus verificaram-se diferenças significativas nas estacas adultas, uma taxa mais elevada no tratamento onde foi aplicado maior concentração de auxina com 37% contra uma testemunha 6%, enquanto nas estacas jovens verifica-se que a taxa diminui de acordo com o aumento das concentrações de AIB. Relativamente ao CMR e ao NR, os valores mais elevados registaram-se nos tratamentos 5000 e 8000 ppm de AIB, com 9,25 e 8,75 cm de CMR e 10,73 e 11,93 de NR, respetivamente.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Biologia Aplicada.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28483TFCBIA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2674
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Biologia Aplicada

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_CAT_FER.pdf157,91 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.