Título: Cuidados de enfermagem veterinária em neonatos
Autor: Almeida, Cátia Alexandra Girão
metadata.dc.contributor.advisor: Matos, Ana Cristina Outeiro Correia de
Oliveira, João
Palavras-chave: Cesariana
Cuidados de enfermagem
Neonatos
Data: 2014
Editora: IPCB. ESA
Citação: ALMEIDA, Cátia Alexandra Girão (2014) - Cuidados de enfermagem veterinária em neonatos. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.
Resumo: Durante o estágio curricular foi possível assistir a consultas, cuidar de animais que estavam no internamento, auxiliar em banhos e tosquias, meios complementares de diagnóstico e ainda a cirurgias, destacando-se duas intervenções cirúrgicas de cesariana por esse motivo e por ser um tema de interesse ficou decidido abordá-lo. Após a cesariana o enfermeiro veterinário deve ter a capacidade de reanimar os neonatos e escolher o local mais adequado e confortável onde os colocar. Não deve ser esquecida a sua alimentação, pois é muito importante que eles bebam o colostro, sendo que este lhes vai fornecer a imunidade que eles necessitam para as primeiras semanas de vida. Os fatores de vulnerabilidade presentes no período de desenvolvimento do neonato, tais como a desidratação, hipotermia, hipoglicémia, hipóxia e imaturidade imunológica, são importantes para a sua sobrevivência e para o seu comportamento numa idade adulta.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Enfermagem Veterinária.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28467TFCEV.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2670
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Enfermagem Veterinária

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_CAT_ALM.pdf135,44 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.