Título: Cuidados de enfermagem veterinária em animais de companhia
Autor: Fernandes, Jorge Manuel Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor: Cruz, Luís Amaral
Martins, Manuel Vicente de Freitas
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem veterinária
Animais de companhia
Insuficiência pancreática exócrina
Data: 2014
Editora: IPCB. ESA
Citação: FERNANDES, Jorge Manuel Teixeira (2014) - Cuidados de enfermagem veterinária em animais de companhia. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.
Resumo: O presente relatório de estágio curricular refere-se às actividades desenvolvidas na prática clínica de animais de companhia, realizado no Hospital Veterinário das Laranjeiras, em Lisboa, com a duração de 680 horas. As actividades decorreram em várias áreas da prática clínica, tais como a recepção ao cliente, consulta geral, internamento, cirurgia, emergências e cuidados intensivos. Foram acompanhados 142 animais de companhia, sendo que 85 (60%) pertenciam à espécie canina e 57 (40%) à espécie felina. Foram acompanhadas duas consultas de animais exóticos, nomeadamente uma Arara Jacinto (Anodorhynchus hyacinthinus) e um piriquito (Melopsittacus undulatus). Os casos clínicos que tiveram maior expressão entre os canídeos foram patologias muscúlo-esqueléticas (15%) e na área da gastroenterologia (13%). Entre os casos clínicos acompanhados a animais da espécie felina, realce para os relacionados com a oncologia (18%), patologias muscúlo-esqueléticas (14%) e patologias víricas (14%). Foram acompanhadas um total de 50 cirurgias, entre as quais 28 em felinos (56%) e 22 em canídeos (44%), sendo as ovariohisterectomias e as cirurgias ortopédicas as mais frequentes, em ambas as espécies. No final são descritas as actividades desenvolvidas e a evolução de um caso de “Insuficiência Pancreática Exócrina” num felino de 13 anos, patologia rara nesta espécie animal.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Enfermagem Veterinária.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28472TFCEV.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2663
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Enfermagem Veterinária

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_JOR_FER.pdf301,26 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.