Título: O papel do enfermeiro veterinário na patologia dentária em mamíferos exóticos
Autor: Sousa, Line Manuela
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Manuel Vicente de Freitas
Almeida, Cristina Isabel Teles da Silva Rosa de
Palavras-chave: Enfermagem veterinária
Patologia dentária
Mamíferos exóticos
Roedores
Lagomorfos
Data: 2014
Editora: IPCB. ESA
Citação: SOUSA, Line Manuela (2014) - O papel do enfermeiro veterinário na patologia dentária em mamíferos exóticos. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.
Resumo: O estágio curricular no qual se baseia este trabalho decorreu na clínica veterinária Exoclinic, clínica especializada em animais exóticos, tendo como objetivo descrever uma das patologias mais comuns nos mamíferos exóticos, a patologia dentária e qual o papel do enfermeiro veterinário nesta patologia. Durante o estágio foram acompanhadas 432 consultas, das quais 266 correspondentes aos mamíferos exóticos (61%), 128 às aves (31%) e 38 aos répteis (8%). No caso dos mamíferos exóticos as principais espécies acompanhadas foram os coelhos (128 consultas), os porquinhos-da-índia (75 consultas), os furões (28 consultas) e as chinchilas (20 consultas). Quanto às aves, as principais espécies acompanhadas foram os papagaios cinzentos (31 consultas), os canários (21 consultas) e os periquitos (17 consultas). Em relação aos répteis, as espécies mais acompanhadas foram as tartarugas (15 consultas), os dragões barbudos (10 consultas) e cobras (5 consultas). Das 432 consultas acompanhadas, as áreas de medicina preventiva (273 consultas), Odontologia (49 consultas) e Reprodução e Obstetrícia (33 consultas) foram as áreas em que se verificaram mais consultas por área de intervenção. Na parte final do trabalho, são abordados dois casos clínicos em coelhos com braquignatismo maxilar (patologia congénita) e abcesso (patologia adquirida) resultante do sobrecrescimento dos molares.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Enfermagem Veterinária.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28462TFCEV.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2654
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Enfermagem Veterinária

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_LIN_SOU.pdf117,75 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.