Título: O papel do enfermeiro veterinário no aconselhamento nutricional dos animais de companhia
Autor: Graça, Bruna A. Azevedo Mota
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Luís Filipe Caseiro de
Cardoso, Pedro Joaquim Hilário Valente Neves
Palavras-chave: Centros de Atendimento Médico-Veterinários
Aconselhamento nutricional
Canídeos
Felídeos
Enfermeiro veterinário
Data: 2014
Editora: IPCB. ESA
Citação: GRAÇA, Bruna A. Azevedo Mota (2014) - O papel d enfermeiro veterinário no aconselhamento dos animais de companhia. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.
Resumo: No âmbito da Licenciatura em Enfermagem Veterinária da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco foi realizado o Estágio Curricular no Hospital Veterinário da Marinha Grande e VetShopping. O estágio teve uma duração de 16 semanas que foram repartidas pelos dois Centros de Atendimento Médico- Veterinários. Iniciou-se o Estágio na Clínica Veterinária do Shopping onde se pôde assistir a algumas consultas, realizar alguns serviços de estética em cães e atendimento ao público. O objetivo deste trabalho tem como base o aconselhamento nutricional em animais de companhia que o enfermeiro veterinário deve desempenhar no seu dia-adia. É constituído por uma primeira parte apresentando a casuística acompanhada ao longo destes 4 meses de estágio, uma segunda parte onde se estrutura os pontos de aconselhamento nutricional nomeadamente tipos de alimentos e diferentes fases de vida. Relativamente à última parte do trabalho são expostos os anexos. Com o passar dos séculos, e com a presença sempre fiel dos canídeos, a humanidade tem mostrado cada vez mais preocupação e dedicação aos seus animais tentando garantir-lhes uma alimentação mais equilibrada e de qualidade. Porém, nem sempre sabem o alimento mais adequado ao seu animal sendo fundamental o aconselhamento do enfermeiro veterinário. Relativamente aos gatos, sempre foram animais mais solitários que os próprios cães e hoje em dia o processo começa a alterarse. O quotidiano obriga a que as famílias passem muito mais tempo fora de casa, o que torna a presença de um canídeo no núcleo familiar um pouco mais complicado. Ultimamente, as famílias optam mais por ter gatos em casa devido a essa mesma independência que lhes é tão característica. Como tal, o aconselhamento nutricional para os felídeos torna-se cada vez mais um ponto crucial para um enfermeiro veterinário.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Enfermagem Veterinária.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28458TFCEV.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2649
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Enfermagem Veterinária

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_BRU_GRA.pdf151,16 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.