Título: Gestão dos recursos hídricos de uma exploração agrícola destinada à rega das culturas de modo a optimizar o seu uso e a sua operação
Autor: Marques, Justino Jorge Costa
metadata.dc.contributor.advisor: Frazão, Francisco de Noronha Galvão Franco
Palavras-chave: Produção vegetal
Necessidade em água
Data: 2002
Editora: IPCB. ESA
Citação: MARQUES, Justino Jorge Costa (2002) - Gestão dos recursos hídricos de uma exploração agrícola destinada à rega das culturas de modo a optimizar o seu uso e a sua operação. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Rural e Ambiente.
Resumo: Tendo por objectivo o estudo das necessidades hídricas das culturas, bem como as quantidades de água a fornecer durante o ciclo cultural das mesmas, passou-se á pesquisa de dados relativos ao solo, ao clima e às três culturas envolvidas. As culturas seleccionadas para este estudo, foram o milho grão, a beterraba sacarina e as ervilhas, não só por serem as mais representativas da exploração, mas também por serem aquelas que são irrigadas com o sistema de rega por aspersão (center pivot). Procedeu-se á avaliação dos parâmetros de solo necessários para determinar a capacidade utilizável, com dados climatéricos de trinta anos determinou-se a evapotranspiração das culturas em causa e elaborou-se as necessidades da cultura em água e a quantidade de água a fornecer.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Rural e Ambiente apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23418TFCERA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2648
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Rural e Ambiente

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
23418.pdf933,92 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.