Título: Manutenção, fiabilidade e diagnóstico técnico das ceifeiras-debulhadoras
Autor: Cipriano, Rui Manuel Carmona
metadata.dc.contributor.advisor: Havrland, Bohumil
Palavras-chave: Maquinaria e equipamento agrícola
Ceifeira-debulhadora
Data: 1994
Editora: IPCB. ESA
Citação: CIPRIANO, Rui Manuel Carmona (1994) - Manutenção, fiabilidade e diagnóstico técnico das ceifeiras debulhadoras. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Maquinaria Agrícola.
Resumo: Este trabalho teve por base a recuperação da ceifeira-debulhadora existente no Parque de Máquinas desta escola. Partindo deste tema, fez-se uma pesquiza das máquinas que compõem o Parque de ceifeiras em Portugal. Quais as suas carências, os custos horários que podem atingir máquinas deste tipo e as perspectivas de vendas, dadas as ajudas comunitárias postam à disposição dos agricultores. Para basear o trabalho em dados reais, fizeram-se alguns contactos, nomeadamente com o importador da marca da ceifeira em questão, com o concessionário da mesma marca, num dos distritos mais representativos em termos de ceifeiras¬ -debulhadoras e com um proprietário de uma máquina idêntica. Definiram-se alguns conceitos de Manutenção, Fiabilidade e Diagnóstico Técnico, que podem ser aplicados a máquinas deste tipo, para que sejam aplicados na prática de uma forma organizada e metódica. Posteriormente, aplicaram-se esses conceitos a casos práticos em dois modelos diferentes, um modelo mais antigo e o outro mais recente. Fizeram-se ainda estimativas de custos e tempos gastos em cuidados que devem ser prestados a estas máquinas, para de certa forma, elucidar os agricultores que não é necessário despender de tanto tempo e dinheiro como talvez julgassem, para que a máquina não lhes cause problemas na época crítica da campanha. E para que estes aproveitem as técnicas do Diagnóstico Técnico. Por último tiraram-se algumas conclusões gerais e recomendaram-se alguns pontos que poderão simplificar e melhorar a área em estudo.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Maquinaria Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-14532TFCMA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2643
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Maquinaria Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
14532.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.