Título: Evolução técnica e análise estatística dos tractores agrícolas nos últimos anos
Autor: Rico, Rui Miguel Catarino P.
metadata.dc.contributor.advisor: Águas, Paulo Manuel Pires
Palavras-chave: Maquinaria e equipamento agrícola
Tractor
Data: 2000
Editora: IPCB. ESA
Citação: RICO, Rui Miguel Catarino P. (2000) - Evolução técnica e análise estatística dos tractores agrícolas nos últimos anos. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Maquinaria Agrícola.
Resumo: A evolução do mercado de tractores agrícolas em Portugal, é um assunto de grande interesse para todas as empresas que estão ligadas ao negócio de máquinas agrícolas. A ACAP (Associação do Comércio Automóvel de Portugal), começou desde muito cedo a fazer estatísticas dessa evolução, mas apenas fazendo referência ao número de unidades vendidas por marca em cada concelho. A existência de lacunas nesta informação, fez com que a ACAP começasse a partir de 1994 a elaborar estatísticas mensais, onde encontramos o número de unidades vendidas por distrito fazendo referência à marca, modelo e cilindrada. Um dos problemas é estes dados não estarem informatizados, o que se torna pouco cómodo para o utilizador das referidas estatísticas, além disso, faltam dados, como por exemplo a potência e tipo de tracção (2RM, 4RM). Já existem alguns estudos onde englobam potências, mas na forma de intervalo, o que nos impede de tirar algumas conclusões com a devida precisão. Ao juntar a informação dada por todos os estudos feitos até agora, tanto os da ACAP como os de algumas revistas especializadas em de tractores, com a informação fornecida pelos representantes de todas as marcas de tractores existentes em Portugal, conseguiu-se elaborar um programa de computador, capaz de nos fornecer todos os dados necessários para que possamos perceber o porquê da evolução do mercado de tractores agrícolas em todo o território de Portugal continental. Alcançou-se valores de grande precisão. Assim, a primeira parte do meu trabalho, baseia-se no estudo da evolução do mercado de tractores agrícolas em Portugal por distritos, tendo sempre em vista a tendência do mercado em relação às variações de potências e de tipos de tracção. A evolução mecânica dos tractores agrícolas será abordada na Segunda parte do trabalho, tendo este a finalidade de transmitir aos leitores as modificações que ocorrem principalmente nas caixas de velocidades e nas transmissões. Esta informação baseia-se em dados fornecidos pela MT (Máquinas e Tractores, SA), e em cursos de mecânica das linhas MF (MASSEY FERGUSON) frequentados na mesma empresa. Na parte final deste trabalho será feita uma abordagem prática ao sistema de garantias após venda, actualmente praticado na organização MASSEY FERGUSON a nível mundial.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Maquinaria Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-20218TFCMA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2641
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Maquinaria Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
20218.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.