Título: Sustentabilidade ambiental de uma freguesia rural
Autor: Vieira, Óscar Manuel Conceição
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Cristina Isabel Castanheira e
Palavras-chave: Sustentabilidade ambiental
Castelo Novo
Rural agro-pecuária
Data: 2004
Editora: IPCB. ESA
Citação: VIEIRA, Óscar Manuel Conceição (2004) - Sustentabilidade ambiental de uma freguesia rural. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente.
Resumo: Este trabalho tem por objectivo fazer uma avaliação da sustentabilidade ambiental da freguesia rural de Castelo Novo, mediante o levantamento das características socioeconómicas da região. Ao crescimento desordenado de muitas cidades contrapõe-se à drástica diminuição da população residente em meio rural verificada nas últimas décadas e o risco de abandono de pequenas aldeias e de áreas agrícolas de produtividade marginal mas fundamentais em termos de manutenção da diversidade paisagística e dos recursos naturais. A crescente urbanização da sociedade portuguesa, resultante de um conjunto de fenómenos de natureza social, económica e política, conduziu a novas formas de encarar a agricultura e o mundo rural. A solução passa por uma política de desenvolvimento rural sustentável, articulada entre os diversos actores e baseada na valorização das potencialidades específicas da região. A solução passa pela procura das potenciais produções com características específicas regionais, pela modernização e inovação dos métodos de cultivo e preparação dos produtos a oferecer no mercado, o aproveitamento dos resíduos orgânicos numa fertilização racional dos solos agrícolas, explorar o potencial turístico, visando o objectivo de fundamental de sustentabilidade ambiental, produtiva, económica e social.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25199TFCRNA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2638
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25199.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.