Título: Efeito da posição na árvore, proximidade com zonas costeiras e distância à barriga no teor de TCA de cortiça
Autor: Silva, Maria Leonor Costa
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, Rui
Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Palavras-chave: Cortiça
TCA
Costa
Barriga
Solo
Data: 2010
Editora: IPCB. ESA
Citação: SILVA, Maria Leonor Costa (2010) - Efeito da posição da árvore, proximidade com zonas costeiras e distância à barriga no teor de TCA de cortiça. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: Nos últimos anos têm crescido as preocupações do sector corticeiro com o aparecimento dos “produtos de substituição da cortiça”, nos quais têm sido investidos importantes esforços, quer em investigação, quer em agressivas e nem sempre leais campanhas de publicidade que se servem de argumentos pouco consistentes para atacar os reconhecidos méritos da cortiça. É fundamental adequar a qualidade da cortiça aos produtos a que se destinam, pois os defeitos que possam surgir prejudicam o seu desempenho industrial e impõem restrições ao uso do produto final, o mais importante dos quais é sem dúvida a rolha. O ‘gosto da rolha” é um dos defeitos que surge associado á presença de TCA na cortiça, responsável por causar a degradação do vinho, uma vez em contacto. Este trabalho teve como objectivo principal, avaliar o teor de 2,4,6 - Tricloroanisol (TCA) na árvore, se é mais favorável a sua ocorrência num determinado ponto da mesma e se existe alguma influência na sua ocorrência, com a proximidade a zonas costeiras. Foi efectuada uma avaliação de áreas distintas, uma localizada numa zona costeira e outra numa zona do interior, de forma a podermos efectuar uma avaliação comparativa. Verificou-se que a maior ocorrência de TCA junto ao calço, tanto na barriga como na costa da cortiça, embora também se tenha constatado a presença de TCA na barriga a nível do DAP. Quanto a proximidade das zonas costeiras foi possível verificar uma maior ocorrência de TCA na cortiça em árvore.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26837TFCEF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2633
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
26837.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.