Efeito do desbaste nos acréscimos lenhosos ao nível basal em povoamentos de Pinus pinaster
Date
2009
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
IPCB. ESA
Abstract
Neste trabalho pretende dar-se um contributo para o estudo do efeito de desbaste nos acréscimos lenhosos de Pinus pinaster.
A determinação da espessura das camadas de crescimento foi efectuada com recurso a técnicas de imagem, numa amostra de rodelas de madeira, para diferentes povoamentos em dois locais de Portugal Continental.
Efectuou-se uma análise da espessura das camadas de crescimento e dos crescimentos acumulados para os dois locais de modo a observar os efeitos de desbaste.
A espessura dos anéis de crescimento diminui conforme as árvores crescem nos povoamentos florestais, passa-se a estabelecer competição entre elas, isso tem a ver com a relação existente entre lenho inicial e tardio que também diminui, pois aumenta proporcionalmente a quantidade de lenho tardio nesses anéis mais velhos. Quando se faz um desbaste florestal, liberando mais área para as árvores remanescentes crescerem mais rápido, volta a aumentar a proporção de lenho inicial.
Description
Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26475TFCEF.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26475TFCEF.
Keywords
Pinus pinaster, Área basal, Camadas de crescimento, Crescimento acumulado
Citation
BARBUDO, Sónia Cristina da Silva (2009) - Efeito do desbaste nos acréscimos lenhosos ao nível basal em povoamentos de Pinus pinaster. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.