Efeito do desbaste nos acréscimos lenhosos ao nível basal em povoamentos de Pinus pinaster

Date

2009

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

IPCB. ESA

Abstract

Neste trabalho pretende dar-se um contributo para o estudo do efeito de desbaste nos acréscimos lenhosos de Pinus pinaster. A determinação da espessura das camadas de crescimento foi efectuada com recurso a técnicas de imagem, numa amostra de rodelas de madeira, para diferentes povoamentos em dois locais de Portugal Continental. Efectuou-se uma análise da espessura das camadas de crescimento e dos crescimentos acumulados para os dois locais de modo a observar os efeitos de desbaste. A espessura dos anéis de crescimento diminui conforme as árvores crescem nos povoamentos florestais, passa-se a estabelecer competição entre elas, isso tem a ver com a relação existente entre lenho inicial e tardio que também diminui, pois aumenta proporcionalmente a quantidade de lenho tardio nesses anéis mais velhos. Quando se faz um desbaste florestal, liberando mais área para as árvores remanescentes crescerem mais rápido, volta a aumentar a proporção de lenho inicial.

Description

Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26475TFCEF.

Keywords

Pinus pinaster, Área basal, Camadas de crescimento, Crescimento acumulado

Citation

BARBUDO, Sónia Cristina da Silva (2009) - Efeito do desbaste nos acréscimos lenhosos ao nível basal em povoamentos de Pinus pinaster. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.