Título: Efeito do desbaste nos acréscimos lenhosos ao nível basal em povoamentos de Pinus pinaster
Autor: Barbudo, Sónia Cristina da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Palavras-chave: Pinus pinaster
Área basal
Camadas de crescimento
Crescimento acumulado
Data: 2009
Editora: IPCB. ESA
Citação: BARBUDO, Sónia Cristina da Silva (2009) - Efeito do desbaste nos acréscimos lenhosos ao nível basal em povoamentos de Pinus pinaster. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: Neste trabalho pretende dar-se um contributo para o estudo do efeito de desbaste nos acréscimos lenhosos de Pinus pinaster. A determinação da espessura das camadas de crescimento foi efectuada com recurso a técnicas de imagem, numa amostra de rodelas de madeira, para diferentes povoamentos em dois locais de Portugal Continental. Efectuou-se uma análise da espessura das camadas de crescimento e dos crescimentos acumulados para os dois locais de modo a observar os efeitos de desbaste. A espessura dos anéis de crescimento diminui conforme as árvores crescem nos povoamentos florestais, passa-se a estabelecer competição entre elas, isso tem a ver com a relação existente entre lenho inicial e tardio que também diminui, pois aumenta proporcionalmente a quantidade de lenho tardio nesses anéis mais velhos. Quando se faz um desbaste florestal, liberando mais área para as árvores remanescentes crescerem mais rápido, volta a aumentar a proporção de lenho inicial.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26475TFCEF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2632
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
26475.pdf797,77 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.