Variação da espessura dos anéis de crescimento em Pseudotsuga menziesii sp
Date
2007
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
IPCB. ESA
Abstract
No presente trabalho pretende-se dar um contributo para o estudo da variação da espessura dos anéis de crescimento da Pseudotsuga menziesii. A determinação da espessura das camadas de crescimento foi efectuada com o recurso a técnicas de análise de imagem, numa amostra de rodelas para diferentes os níveis de altura: Base, DAP, 35%, 65% e 75% de árvores de três locais de Portugal continental.
A variação das camadas de crescimento foi analisada em sequência horizontal, onde se analisam os anéis de crescimento em cada nível, obtendo-se assim o crescimento das árvores e quais as suas variações ao longo do tempo, e em sequência obliqua onde se pode analisar o comportamento dos 12 anos terminais ao longo da árvore.
Efectuou-se uma Análise em componentes principais para determinar quais os níveis de altura e povoamentos que se apresentavam mais semelhantes.
Verificou-se que existia uma boa correlação entre as espessuras das camadas de primavera para os diferentes níveis de altura, no entanto o mesmo não se verificou para as camadas de Outono.
Relativamente aos crescimentos observou-se que as árvores provenientes de Vieira do Minho apresentavam crescimentos significativamente diferentes das observadas para os locais. Para o povoamento de Leomil as árvores amostradas apresentavam todas carecimentos significativamente diferentes.
Description
Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25752TFCPF.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25752TFCPF.
Keywords
Pseudotsuga menziesii, Camadas de crescimento, Sequência vertical, Sequência obliqua
Citation
VIEIRA, Maria Carina de Freitas (2007) - Variação da espessura dos anéis de crescimento de Pseudotsuga menziesii sp. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.