Título: Variação da espessura dos anéis de crescimento em Pseudotsuga menziesii sp
Autor: Vieira, Mara Carina de Freitas
metadata.dc.contributor.advisor: Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Palavras-chave: Pseudotsuga menziesii
Camadas de crescimento
Sequência vertical
Sequência obliqua
Data: 2007
Editora: IPCB. ESA
Citação: VIEIRA, Maria Carina de Freitas (2007) - Variação da espessura dos anéis de crescimento de Pseudotsuga menziesii sp. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: No presente trabalho pretende-se dar um contributo para o estudo da variação da espessura dos anéis de crescimento da Pseudotsuga menziesii. A determinação da espessura das camadas de crescimento foi efectuada com o recurso a técnicas de análise de imagem, numa amostra de rodelas para diferentes os níveis de altura: Base, DAP, 35%, 65% e 75% de árvores de três locais de Portugal continental. A variação das camadas de crescimento foi analisada em sequência horizontal, onde se analisam os anéis de crescimento em cada nível, obtendo-se assim o crescimento das árvores e quais as suas variações ao longo do tempo, e em sequência obliqua onde se pode analisar o comportamento dos 12 anos terminais ao longo da árvore. Efectuou-se uma Análise em componentes principais para determinar quais os níveis de altura e povoamentos que se apresentavam mais semelhantes. Verificou-se que existia uma boa correlação entre as espessuras das camadas de primavera para os diferentes níveis de altura, no entanto o mesmo não se verificou para as camadas de Outono. Relativamente aos crescimentos observou-se que as árvores provenientes de Vieira do Minho apresentavam crescimentos significativamente diferentes das observadas para os locais. Para o povoamento de Leomil as árvores amostradas apresentavam todas carecimentos significativamente diferentes.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25752TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2629
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25752.pdf972,88 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.