Título: Caracterização morfológica das fibras e raios da Acacia melanoxylon R.Br.
Autor: Freitas, Carla Paula Mendonça
metadata.dc.contributor.advisor: Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Palavras-chave: Acacia metanoxylon
Morfologia
Fibras
Raios
Data: 2007
Editora: IPCB. ESA
Citação: FREITAS, Carla Paula Mendonça (2007) - Caracterização morfológica das fibras e raios da Acacia melanoxylon R.Br. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: O presente trabalho descreve a morfologia das fibras e raios da Acacia melanoxylon R. Br. Para a realização deste trabalho foram recolhidas árvores com idades entre 41 a 50 anos, provenientes do Perímetro Florestal de Entre Lima e Neiva, Rebordões de Santa Maria (PFRSM), localizada no lugar de Capela da Boa Nova, freguesia de Rebordões de Santa Maria, Concelho de Ponte de Lima e Distrito de Viana do Castelo. Observa-se que os valores do diâmetro do lúmen (µm), como do índice de elasticidade e número de raios são maiores junto à medula (10% de distância à medula) do que na zona junto à casca. A espessura das fibras para todos os níveis de altura é inferior nas zonas mais próximas da medula (10% de distância à medula) do que na zona junto à casca. A largura dos raios decresce da base para o topo da árvore. O padrão de variação entre a posição Norte e Sul não apresenta grandes variações, visto que as árvores não apresentavam grande excentricidade.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25603TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2627
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25603.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.