Alguns estudos em micropropagação nas fases de multiplicação e enraizamento
Ficheiros
Data
2006
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
Pretendeu-se com este trabalho analisar a influência da concentração de BAP (0,2 mgF1) na fase de multiplicação e do AG3 (1,5 e 2 mgl-1) na fase de alongamento de Sorbus torminalis L. Crantz micropropagado. Também se pretendeu estudar a influência da concentração de BAP (0,2 mgF1) na fase de multiplicação de um clone híbrido de castanheiro (Castanea sativa x Castanea crenata) e avaliar o efeito da concentração (1 gl1) e tempo de exposição (30, 60 e 120 segundos) ao AIB, no enraizamento de rebentos de um clone híbrido de castanheiro (Castanea sativa x Castanea crenata), regenerados in vitro.
No alongamento do Sorbus torminalis, nada se pode concluir sobre a presença do AG3, uma vez que a taxa de plantas inviáveis mostrou-se elevada.
Os melhores resultados de enraizamento do castanheiro (15,5%) ex vitro obtiveram-se no tratamento com 1 gl-1 de AIB durante 30 segundos.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25337TFCEF.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25337TFCEF.
Palavras-chave
Castanheiro , Enraizamento , Micropropagação , Mostajeiro , Multiplicação
Citação
BRAGA, Maria de Fátima Santos (2006) - Alguns estudos em micropropagação nas fases de multiplicação e enraizamento. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.