Título: Gestão cinegética da zona de caça municipal do concelho de Proença-a-Nova
Autor: Fernandes, Maria Edite Tavares
metadata.dc.contributor.advisor: Dahlin, Ana Cecília Morais
Palavras-chave: Gestão cinegética
Zona de Caça Municipal
Censos
Oryctolagus cuniculus
Alecloris rufa
Vulpes vulpes
Sus scrofa
Data: 2002
Editora: IPCB. ESA
Citação: FERNANDES, Maria Edite Tavares (2002) - Gestão cinegética da zona de caça municipal do concelho de Proença-a-Nova. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: O presente trabalho foi realizado na Zona de Caça Municipal do concelho de Proença-a-Nova. Neste trabalho pretende-se caracterizar o interesse cinegético da ZCMPN, descrição das espécies mais relevantes, propor medidas de gestão, censos adequados e planificação da época de caça. A ZCMPN apresenta condições ecológicas e económicas que permitem a exploração sustentada das espécies coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus), perdiz-vermelha (Alectoris rufa), raposa (Vulpes vulpes) e javali (Sus scrofa) e estas apresentam boas potencialidades de exploração. Propõem-se a realização de censos relativos; nomeadamente de Índices Kilométricos de abundância para o coelho-bravo, perdiz-vermelha e raposa, e a análise do quadro de caça para o cálculo da evolução demográfica do javali. A qualidade do habitat afecta decisivamente a densidade e sobrevivência das espécies cinegéticas, propõem-se medidas de gestão do habitat. Com o objectivo de provir o coelho-bravo de abrigos propõem-se a construção de refúgios, a colocação bebedouros e comedouros artificiais, para fornecer água e alimento às perdizes em períodos mais críticos. Propõe-se também a instalação de zonas de sementeiras, de forma a criar áreas de alimentação e de nidificação para protecção contra predadores. Os repovoamentos visam aumentar as densidades das populações de coelho-bravo e perdiz-vermelha dadas as baixas densidades actualmente existentes. Dentro da ZCMPN foram escolhidas duas zonas a repovoar para cada espécie. A gestão da predação não deve colocar as populações de predadores em risco, deve ser feita de forma racional e equilibrada. Propõem-se medidas de controlo dos principais predadores das espécies em causa, por dois métodos físicos e em duas épocas diferentes. Preparação e planificação da época de caça para que esta se tome um recurso renovável e sustentável ao longo do tempo. Todas estas propostas de gestão cinegética propostas neste trabalho visam o ordenamento cinegético da ZCMPN de forma a permitir a exploração sustentada dos recursos cinegéticos presentes.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24043TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2617
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24043.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.