Criação de base de dados para inventário e gestão da vegetação arbórea no Parque Botânico da ESACB
Ficheiros
Data
2004
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
A árvore é cada vez mais um elemento importante na sociedade humana. Esta está representada em vários locais nas zonas urbanas. Podemo-la encontrar nos arruamentos, jardins, parques entre outras.
O papel dos espaços verdes não é só o de embelezar as zonas urbanas, estes têm também funções muito importantes, sendo responsáveis pela melhoria da qualidade de vida dos habitantes do meio urbano.
Este trabalho consistiu no levantamento e registo da posição de todas as árvores do Parque Botânico da Escola Superior Agrária de Castelo Branco com GPS (Sistema de Posicionamento Global), assim como a inspecção das mesmas.
Procedeu-se ainda á criação de uma base de dados no programa Arcview para inventário e posterior gestão da vegetação arbórea existente no Parque.
De uma maneira geral, após a realização do trabalho prático, as árvores do Parque Botânico encontram-se em boas condições e bem distribuídas pelo espaço existente. Pretende-se que este trabalho seja relevante para a manutenção do Parque Botânico.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24874TFCPF.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24874TFCPF.
Palavras-chave
Árvores , Gestão , Inspecção , Inventariação , Parque Botânico da ESACB
Citação
PEREIRA, Sílvia Rito (2004) - Criação de base de dados para inventário e gestão de vegetação arbórea no Parque Botânico da ESACB. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.