Título: Estudos em micropropagação de Sorbus torminalis (L.) Crantz : fases de enraizamento e aclimatização
Autor: Consciência, Margarida Paula Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Coelho, Maria Teresa Pita Pegado Gonçalves Rodrigues
Palavras-chave: Aclimatização
Auxinas
Enraizamento
Micropropagação
Sorbus
Data: 2004
Editora: IPCB. ESA
Citação: CONCIÊNCIA, Margarida Paula Martins (2004) - Estudos em micropropagação de Sorbus torminalis (L) Crantz : fases de enraizamento e aclimatação. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: Este trabalho teve como objectivo o estudo da espécie Sorbus torminalis (L.) Crantz, (mostageiro) em micropropagação, tentando o seu enraizamento através do método de indução por imersão em AIB, com a mesma concentração da auxina, mas com diferentes tempos de exposição à mesma. A fase de expressão e desenvolvimento radicular foi efectuada em substrato natural. Os resultados mais positivos surgiram na indução em 2 gl-1 AIB durante 2 minutos, mas confirmou-se mais uma vez, a dificuldade de enraizamento desta espécie talvez devido à presença de um tecido de suporte observado, esclerênquima, que devido às características parece impedir a organização dos tecidos meristemóides e posteriormente a emergência dos primórdios radiculares. As plantas que enraizaram passaram depois à fase de aclimatização. Procedeu-se a cortes histológicos durante a fase de multiplicação, a fase de enraizamento e a fase de aclimatização por forma a melhor conhecermos a anatomia dos tecidos durante estas três fases de estudo.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24734TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2615
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24734.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.